Quarta-feira, 30 de Março de 2022 | Horário: 12:42

Portal do Cate disponibiliza 100 cursos à distância totalmente gratuitos

Plataforma de capacitação profissional à distância da Prefeitura de São Paulo conta com mais de 194 mil de usuários cadastrados e desde 2019 já recebeu 1,2 milhão de acessos

Com mais de 194 mil de usuários cadastrados e 1,2 milhão de acessos desde o seu lançamento em 2019, o Portal do Cate, hub de capacitação profissional à distancia da Prefeitura de São Paulo, disponibiliza 100 cursos em seu catálogo de opções. A plataforma é totalmente gratuita e pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet pelo endereço www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

O portal, que é idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi construído para incentivar e facilitar a formação de novos profissionais de todas as idades seja aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho ou para quem deseja dar um “up” no currículo.

“Estamos em um período fértil de retomada em que as pessoas buscam por novos empregos e as empresas estão de olho no mercado desejando os melhores profissionais disponíveis. Tempos como esses exigem que o candidato se aperfeiçoe e evolua ainda mais seu currículo, pois assim, ele terá mais evidência entre os concorrentes”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O Portal do Cate foi criado justamente com este propósito: capacitar, orientar e impulsionar o trabalhador a progredir em sua carreira profissional”, finaliza.

Cursos

Na cartela de cursos, o usuário conta com cinco eixos temáticos: gestão, empreendedorismo e trabalho; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia; e gastronomia. Os cursos são diversificados, intercalando com vídeo-aulas, atividades de múltipla escolha e dissertações.

A plataforma oferece tanto opções de capacitação desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo, como os programas da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, quanto cursos oferecidos por parceiros do hub, como a Meta, detentora das redes Facebook, Instagram e Whatsapp; Instituto Cel.Lep; TimTec; CIEE; dentre outros.

Dentre as opções mais buscadas, estão o Elabora Online, da Fundação Paulistana, que prepara trabalhadores que estão em busca de oportunidade de emprego, dando dicas de como se destacar em processos seletivos, montagem de currículo e habilidades socioemocionais. A iniciativa já capacitou mais de 13 mil pessoas.

Outro curso em alta na plataforma é o de princípios básicos da gastronomia, também da Fundação Paulistana. Nele, o participante tem acesso a técnicas básicas de gastronomia e dicas de como empreender no setor. Mais de cinco mil pessoas receberam o certificado.

Fechando o Top 3 dos mais buscados está a capacitação em assistente administrativo: atue na área de gestão, que aborda os setores de contabilidade, finanças, logística e produção empresarial. 3,8 mil pessoas já cumpriram toda a trilha do curso, que possui carga horária aproximada de 30 horas.

Empreendedores

Além dos cursos gratuitos, o Portal do Cate possui uma área dedicada para inspirar pessoas que possui o desejo de ter um negócio próprio ou até mesmo criar algo do zero. As dicas vão do uso do marketing digital da maneira correta nas redes sociais, até o desenvolvimento das soft skills, habilidades socioemocionais que ajudam nas relações pessoais.

Outra aba da plataforma é direcionada a orientações de formalização de negócio, indicando gastos e benefícios, como o acesso a aposentadoria, por exemplo.

Oportunidades de emprego

Para quem busca uma oportunidade de trabalho formal, o Portal do Cate atualiza diariamente as vagas de emprego disponíveis nas unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. Na aba ‘vagas de emprego’, o usuário tem acesso a detalhes como salário; carga horária; região; tipo de contratação; escolaridade exigida; e experiência necessária.

A área também permite que o trabalhador possa se cadastrar para receber vagas que sejam compatíveis com o seu perfil profissional, fazendo um “match” entre o trabalhador e a empresa.

O Portal do Cate é totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet. Para ter acesso a todos os conteúdos, basta se cadastrar preenchendo todo o formulário. Caso usuário tenha Facebook ou Gmail, o Portal permite que a conta seja vinculada, adiantando o processo de preenchimento do formulário.

Telefones: 3113-8835/ 3113-8831

Sala de Imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br