Segunda-feira, 4 de Outubro de 2021 | Horário: 15:23

Planetário do Carmo retoma atividades no Dia das Crianças

Fechado há 19 meses, devido à pandemia, local reabre as portas com programação especial em 12 de outubro e seguindo todos os protocolos de segurança

O Planetário Municipal Prof. Acácio Riberi, localizado no Parque do Carmo, Zona Leste, reabrirá as portas no próximo dia 12, com uma programação voltada para as crianças. O local teve suas ações suspensas durante 19 meses, devido à pandemia de coronavírus.

As atividades terão início às 10h com uma observação do Sol nas proximidades do lago (Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951). A equipe do Planetário irá projetar a imagem da estrela utilizando um filtro potente e um instrumento chamado sunspotter, que funciona com um sistema de espelhos. A observação dependerá das condições meteorológicas.

Para essa atividade, deverá ser seguido um protocolo de segurança. Confira:

- Todos os participantes da atividade devem estar usando máscaras, cobrindo nariz e boca;

-  Dois totens de álcool gel estarão à disposição do público;

- A equipe orientará as pessoas a manterem distanciamento de 1,5m entre as famílias.

Exposição

O público poderá conhecer a exposição permanente que fica no hall do Planetário a partir das 14h. A mostra conta com fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos. A visita terminará na sala de projeção, onde os visitantes poderão ver o céu. As portas do local permanecerão abertas, por segurança em razão da pandemia.

Mesmo com as portas abertas, é possível observar o céu e apreciar constelações, planetas e outros corpos celestes, pois o Planetário é equipado com um projetor de tecnologia avançada.

Protocolo de segurança

Para esta visita guiada os participantes deverão seguir as seguintes determinações:

- Utilizar máscara, cobrindo nariz e boca;

- Todos os participantes terão suas temperaturas aferidas por termômetros;

- Totens de álcool gel estarão à disposição do público ao longo do saguão;

- A equipe orientará as pessoas a manterem distanciamento de 1,5m entre elas e a não tocarem os objetos em exposição;

- Dentro da sala de projeção, cuja capacidade é de 168 pessoas, as 30 pessoas serão acomodadas nas poltronas mais próximas às portas, permitindo apenas agrupamento por família, mantendo distanciamento de três poltronas entre famílias, em fileiras alternadas.

Oficina de foguetes

A comemoração do Dia das Crianças terminará com a oficina de foguetes, na qual o participante aprenderá como o veículo consegue deixar a Terra, simulando um programa espacial desde a construção até o lançamento do seu próprio foguete. A oficina iniciará às 15h no saguão do Planetário e a previsão de término é às 17h, dependendo da quantidade de foguetes a serem lançados. Este lançamento será na Esplanada Cósmica, o pátio atrás do Planetário.

Confira o protocolo de segurança para esta atividade:

- As temperaturas serão aferidas por termômetros;

- Totens de álcool gel estarão à disposição do público ao longo do saguão;

- A equipe orientará as pessoas a manterem distanciamento de 1,5m entre famílias, com auxílio de marcação no chão;

- O material da oficina será preparado e separado em kits pela equipe do Planetário, higienizados e embalados em sacos plásticos;

- Cada kit conterá um cone de cartolina, 3 abas, uma garrafa pet e fita adesiva para colar a decoração (abas e cone) à garrafa pet.

Não é necessário se inscrever previamente para essas atividades. Os cadastros deverão ser feitos no local do evento, por ordem de chegada.

Serviço:

Planetário do Carmo

Rua John Speers, 137 – Itaquera – Estacionamento no local

O local estará aberto à visitação de sua exposição permanente com céu de portas abertas, nos mesmos moldes descritos acima, nos dias 19, 21, 26, 28 de outubro (terças e quintas); das 15h às 15h40.

A programação a partir de novembro será anunciada nas redes sociais do Planetário: Planetários de São Paulo (YouTube); @planetariossp (Instagram, Facebook e Twitter).