Quinta-feira, 17 de Junho de 2021 | Horário: 06:00

Pessoas com 54 e 55 anos podem se vacinar contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17)

Grupo estimado em 290 mil pessoas deve procurar a rede de postos de maneira gradual

Seguindo o escalonamento do público por faixa etária, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta quinta-feira (17), a vacinação de 290 mil pessoas com 54 e 55 anos de idade contra a Covid-19. A medida visa evitar filas e aglomerações na rede de postos, oferecendo segurança e tranquilidade para o público e para as equipes de trabalho.

Conforme a idade vai diminuindo, a população vai aumentando. A cidade de São Paulo contabiliza mais de 1,5 milhão de moradores com idade entre 50 e 57 anos. Toda a rede de postos de vacinação se encontra em operação na capital. São mais de 600 locais pelo município. Nesta quarta-feira (16), a capital iniciou a vacinação de pessoas com 56 e 57 anos, população estimada em 275 mil pessoas.

As pessoas podem buscar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as AMA/UBS Integradas, que funcionam inclusive aos sábados e feriados, das 7h às 19h. Além destas unidades, os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), os megapostos com acesso a pedestres, os mais de 130 postos volantes, os 21 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras da SMS estão em operação das 8h às 17h, com a vacinação em primeira dose.

A busca pelo imunizante pode e deve ocorrer de maneira gradual. Todo o grupo que já se encontra elegível para receber a vacina tem a sua dose garantida. Não há necessidade de longas filas ou aglomerações nos postos de vacinação. Se a fila for inevitável, lembre-se de manter o distanciamento.

A vacinação na capital segue tanto com as novas faixas etárias quanto com os grupos prioritários e com as pessoas com comorbidades, que podem ser vacinadas a partir dos 18 anos.

Para facilitar a ida aos postos, o portal De Olho na Fila traz a informação sobre a movimentação nos postos. O serviço facilita o deslocamento.

A SMS recomenda o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro. A apresentação do comprovante de residência na capital é obrigatória no ato da vacinação, bem como os documentos pessoais, preferencialmente CPF e o cartão SUS.

Os cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos mesmo após a aplicação da vacina e inclusive para quem já teve a doença, seguindo com o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

População de 54 e 55 anos

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS Integradas: das 7h às 19h.

Mega drive-thrus, megapostos e farmácias: das 8h às 17h.

A lista completa com todos os endereços dos locais de vacinação pode ser consultada na página Vacina Sampa.