Terça-feira, 29 de Junho de 2021 | Horário: 18:46

Pessoas com 43 e 42 anos podem receber a vacina antiCovid na capital a partir desta quarta-feira (30)

Todos os postos de vacinação estão ativos; movimentação em tempo real pode ser consultada no site “De Olho na Fila”

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo começa a imunizar pessoas com 43 e 42 anos a partir desta quarta-feira (30). Este grupo e pessoas elegíveis em etapas anteriores seguem com prioridade até a quinta-feira (1º).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou o sistema de escalonamento por idade para melhor distribuição das doses de imunizantes recebidas, bem como para evitar aglomerações e longas filas nos postos de vacinação.

Na sexta-feira (2), está programada a repescagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS integradas para as pessoas de 46 a 42 anos que, por alguma razão, ainda não realizaram a imunização. Já no sábado (3), as AMAs/UBS Integradas vão aplicar exclusivamente a segunda dose aos grupos elegíveis, com objetivo de atender quem está com o esquema vacinal atrasado.

A SMS reforça que as pessoas que receberam as primeiras doses da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer precisam tomar a segunda dose do imunizante. O alerta vale também para as pessoas que perderam a data indicada no cartão de vacinação para o retorno aos postos.

Veja a lista completa de postos de vacinação da capital

Rede ativa

Para atender ao novo grupo, toda a rede de postos de vacinação da capital está em operação. O público elegível pode procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBS Integradas, das 7h às 19h, além dos SAEs (Serviços de Atenção Especializada), megapostos com acesso a pedestres, postos volantes, bem como postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras, das 8h às 17h.

No ato da aplicação da vacina, é obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF, cartão SUS e um comprovante de residência do município de São Paulo. O comprovante pode ser apresentado em formato digital ou impresso. Caso esteja em nome de outra pessoa, será necessário comprovar o parentesco.

De Olho na Fila

Seguindo a recomendação de evitar aglomerações, o site “De Olho na Fila” mostra a movimentação de pessoas em tempo real nos postos de vacinação para que seja possível escolher o melhor horário do dia para se deslocar até o local.

A SMS destaca ainda que o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Os cuidados contra a Covid-19 seguem necessários para toda a população, inclusive para quem se vacinou ou já teve a doença. Uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social precisam continuar até que a pandemia esteja controlada.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

A partir de 28/06/2021

Mega Drive Thrus e Farmácias: vacinação de primeira dose (D1). Funcionamento das 8h às 17h.

Megapostos: vacinação de primeira dose (D1). Funcionamento das 8h às 17h.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.

AMA/UBS Integradas: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.

Dia 02/07/2021 (sexta)

Dia 03/07/2021 (sábado)

AMA/UBS Integradas: vacinação de segunda dose (D2). Funcionamento das 7h às 19h.

Todas as informações sobre a campanha de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa