Terça-feira, 24 de Maio de 2022 | Horário: 16:59

Pátios de compostagem da Prefeitura são referência internacional e recebem visita de gestores de resíduos orgânicos

Unidade da Sé foi inspecionada por estudiosos suecos e de todas as regiões do país

O pátio de compostagem da Sé receberá, nesta quarta-feira (25), a visita de representantes suecos da empresa Milav e de consórcios de todas as regiões do país, além de gestores que integram o Programa de Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos. É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nestes pátios, que oferecem tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos, recolhidos em feiras livres.

O evento foi idealizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia. A visita terá acompanhamento técnico e explicações sobre o processo de compostagem.

Ao todo, a cidade conta com cinco pátios de compostagem, localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus. De dezembro de 2015 a dezembro de 2021, os pátios receberam 31.544 toneladas de resíduos FLV (frutas, legumes e verduras) das feiras livres da cidade, que estão no projeto Feira Sustentável, dando origem a aproximadamente 6.308 toneladas de composto ao longo desses seis anos.

Os pátios de compostagem têm capacidade de recebimento de até 15 mil toneladas de resíduos por ano e processamento de até 3 mil toneladas de composto, no mesmo período.

O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente. O projeto também possui benefícios sociais devido ao amplo uso do composto produzido, que é distribuído gratuitamente a agricultores familiares e projetos sociais desenvolvidos por ONG´s.

Os insumos produzidos pelos pátios são doados para a comunidade em pacotes de meio quilo, usados na adubação de hortas e jardinagem. O secretário executivo de Limpeza Urbana, Acácio Miranda, acompanha a visita.

Sobre o Pátio de compostagem da Sé

Em setembro de 2018, a região da Sé foi contemplada com 2º Pátio de Compostagem da cidade. O terreno, com 5.563 m², localizado próximo à Avenida do Estado, região central, conta com dez leiras (canteiros) e recebe cerca de 60 toneladas de resíduos orgânicos por semana, vindos das 32 feiras livres nos bairros Bela Vista, Liberdade, Consolação, República, Sé, Santa Cecília, Bom Retiro e Cambuci.

Processo de compostagem

Na prática, o projeto se inicia nas feiras, com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participar do projeto e deixar os restos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo, dispostos em sacos da Prefeitura. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e o encaminha para os pátios de compostagem da cidade.

No pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada, provenientes do serviço público de poda da cidade. A poda tem a função de permitir a passagem de ar no interior da mistura, a qual também é composta por palha do transporte das frutas. Na sequência, são dispostos em leiras (canteiros), de 2x20 metros, que são alimentadas uma vez por semana. As leiras entram em descanso e, após 30 dias, é feita uma homogeneização das leiras, que ficam mais 30 dias em descanso. Ao final de 120 dias o material é retirado, peneirado e pronto para ser distribuído.

Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030

No mês de março a Prefeitura de São Paulo lançou o Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030, com a soma de quase R$ 3 milhões de recursos que serão usados para quem preservar o meio ambiente em áreas de proteção de mananciais.

O PSA possibilita que cidadãos que conservam ou que venham a recuperar suas propriedades rurais tenham o devido reconhecimento de seu valor como um todo e recebam pela ação. Podem receber o benefício pessoas físicas e jurídicas que sejam proprietários ou tenham a posse mansa e pacífica de imóvel em área de recuperação de mananciais no município de São Paulo, seja urbano ou rural, privado ou público.

Assim, a Prefeitura, por meio do PSA, amplia seus esforços na proteção com sustentabilidade, dando visibilidade e valor aos agricultores dessa região, reconhecendo os serviços ambientais prestados, essenciais para a qualidade de vida de todos os moradores da cidade.

Local: Avenida do Estado, n° 3.330
Data: 25/05/2022