Quarta-feira, 16 de Junho de 2021 | Horário: 16:02

Parque Natural Cabeceiras do Aricanduva é selecionado para compor guia do Instituto de Arquitetos do Brasil

Projeto da sede administrativa do equipamento municipal será destacado na publicação

O projeto da sede do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva foi um dos selecionados para compor a publicação do Guia AIB, que terá enfoque no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que dispõe sobre a Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Publicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (AIB), a segunda edição do guia, que será lançada em julho, no 27º Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA) 2021, já selecionou 51 projetos e planos que convergem com a Agenda 2030, com o objetivo de sensibilizar a comunidade arquitetônica e urbanística com trabalhos que alcancem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O equipamento municipal, localizado na Zona Leste da capital, possui uma área verde de mais de 2 milhões de metros quadrados. O projeto da sede administrativa do parque foi destacado na publicação.

A sede administrativa, com suas atividades de educação ambiental, já possui uma pequena praça para sociabilidades, um largo de acesso, passarelas suspensas e uma edificação. Será implantada, ainda, uma clareira, por uma estrutura elevada do solo e a infraestrutura será estabelecida por recursos naturais.

A partir do projeto, a luz solar se transformará em energia elétrica por painéis fotovoltaicos e promoverá iluminação zenital por claraboias e aberturas, a água da chuva será captada para consumo de serviço e a ventilação cruzada resfriará os ambientes e um sistema de jardins filtrantes que coleta e trata o esgoto.

O estudo preliminar desta sede foi desenvolvido pela equipe da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Os arquitetos e urbanistas Tamires Carla de Oliveira, Isabella Maria Davenis Armentano, Lucas Lavecchia de Gouvea, Leonardo Rodrigues Pitas Pequi, os engenheiros Fabiana Lodi Honofre e Luiz Paulo Meinberg Sacchetto Junior, e os estagiários de Arquitetura Ana Paula Zemantauskas, Beatriz Ferreira Sacagni e Leandro Alexandre dos Santos Silva foram os autores do projeto.

Agenda 2030

A Prefeitura de São Paulo publicou, no dia 31/05, a Agenda Municipal 2030, documento que estabelece o compromisso da cidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O município aderiu voluntariamente à missão em 2 de fevereiro de 2018, por meio da Lei Municipal nº 16.817, que adotou a Agenda 2030 como diretriz das políticas públicas em âmbito municipal. A Lei Municipal também previu a criação da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comissão Municipal ODS), instância colegiada paritária de natureza consultiva e deliberativa, de composição intersecretarial e de representantes eleitos da sociedade civil, para a efetivação do Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030.

A  Agenda não só materializa o compromisso da gestão municipal com temáticas fundamentais ao desenvolvimento da cidade, mas também contribui com o processo de elaboração do Programa de Metas 2021-2024, do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e dos Planos de Ação das Subprefeituras, apresentando um leque de metas e indicadores transversais, já pactuados no âmbito da Comissão e acordados com cada um dos respectivos órgãos responsáveis da administração municipal.