Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022 | Horário: 17:25

Parque Alto da Boa Vista ganhará novos espaços de socialização em sua segunda fase

Mirante, cachorródromo e trilha sensorial estão entre as principais novidades

O Parque Alto da Boa Vista, localizado em Santo Amaro, na zona sul do município, e entregue à população em maio do ano passado, entrará agora em seu segundo estágio de implantação. Com o objetivo de ampliar seus locais de convivência, serão criadas novas opções de lazer ao público, como um mirante, um cachorródromo e uma trilha sensorial para crianças.

O público poderá desfrutar de uma arquitetura inovadora para uma maior qualificação do espaço, em um edifício multiuso junto com quiosques e um jardim. Os equipamentos ficarão mais próximos às entradas do parque.

Esta área verde de 31 mil m² é resultado de uma reivindicação da comunidade para que fosse implantada, mesmo com uma estrutura ainda básica. O novo projeto que está em licitação busca aproximar a vizinhança ao meio ambiente e prevê também o manejo de árvores invasoras, com a compensação por tipos arbóreos nativos da Mata Atlântica. 61 espécies de aves foram registradas no local.

“A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com a Sociedade Amigos do Bairro Alto da Boa Vista (SABABV) e o escritório de arquitetura e paisagismo RGM Arquitetos, desenvolveu o projeto com o objetivo de qualificar o espaço para que ele seja mais voltado à contemplação, com trilhas, áreas de estar e equipamentos de uso menos intensivo”, afirma Isabella Armentano, diretora da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO).

O parque tem como objetivo principal a conservação dos recursos naturais existentes na região (água, relevo e vegetação). A fase 2 deve ser finalizada até o início de 2024, com valor estimado de R$ 4,6 milhões provenientes de recursos públicos. A primeira etapa custou R$ 825,7 mil, mais da metade de um termo de compromisso ambiental e o restante de doações.