Notícia na íntegra

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Operação Baixas Temperaturas: Prefeitura intensifica acolhimento e abre 1.009 novas vagas para receber pessoas em situação de rua

Horário: 00:00
Ação tem início nesta quarta-feira (28)
927599-Tenda para Atendimento na Praça Princesa Isabel

Cinco tendas temporárias foram criadas para reforçar o acolhimento que já vem sendo feito desde 30 de abril à população em situação de rua. Os 32 subprefeitos atuarão em suas regiões ou em bairros com maior concentração. A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) colocou sete ônibus e 15 Vans do Atende, além dos veículos já utilizados, para reforçar o serviço de transporte para quem aceitar abrigamento.

A mobilização começou no início da semana, por determinação do prefeito Ricardo Nunes. “Hoje, uma das nossas grandes prioridades é a pessoa em situação de rua. Nesta semana, o CGE [Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas] informou que possivelmente teremos uma frente fria intensa na cidade a partir de quarta-feira e estamos com um grupo de trabalho formado pelas equipes da Assistência Social, Direitos Humanos, Subprefeituras, Saúde e Esportes para ampliar os locais de acolhimento das pessoas, pelo menos para a pernoite”, afirmou.

Com a previsão de que as próximas noites na capital paulista poderão alcançar novos recordes com mínimas de cerca de 3°C, a Prefeitura de São Paulo, em ação humanitária intersecretarial organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com a participação da sociedade civil e de organizações do terceiro setor, oferece a partir da tarde desta quarta-feira (28/7) cinco tendas temporárias para reforçar o acolhimento que já vem sendo feito à população em situação de rua pela Operação Baixas Temperaturas.

Funcionando 24 horas por dia, as tendas serão montadas em pontos estratégicos para distribuição de sopa, chá, chocolate quente, mantas térmicas, agasalhos, cobertores e kits de higiene em diferentes regiões da capital. 

Como solicitar atendimento?
A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Esforço conjunto
Órgãos da Prefeitura de São Paulo se uniram em uma força-tarefa para reforçar o acolhimento que já vem sendo feito a esta população. 

Os 32 subprefeitos integram o esforço conjunto para intensificar a Operação Baixas Temperaturas, em apoio à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), nesta semana. As equipes das regionais contribuirão com o atendimento às pessoas que vivem em situação de rua em suas respectivas regiões ou reforçando as ações em bairros que tenham maior concentração de pessoas em situação de rua, a partir da noite desta quarta-feira (28). Cobertores serão distribuídos em todas as regiões da capital.


Mobilização
As tendas prestarão atendimento até segunda-feira (02/8) e a população em situação de rua poderá buscar atendimento e orientação ao longo do dia. Serão fornecidos água, kits de higiene e máscaras de proteção. Ao mesmo tempo, as equipes da SMADS abordarão, oferecerão acolhimento e tentarão sensibilizar e convencer a população em situação de rua sobre a importância de irem para os centros de acolhidas mantidos pela Prefeitura.

Os cobertores, agasalhos e mantas térmicas começam a ser distribuídos a partir das 19h e as bebidas e comidas quentes a partir das 20h nos cinco pontos de distribuição. A previsão é entregar cinco mil pratos de sopa por noite nessas tendas.


Localização estratégica
Os pontos escolhidos foram:

  • Praça da Sé (região Central),
  • Praça Princesa Isabel (Luz),
  • Largo da Concórdia (Brás),
  • Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro)
  • Praça Miguel Dell’erba (Lapa)


A ação contará com a atuação das equipes da Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM), que realizarão os atendimentos durante a madrugada, período em que as temperaturas caem de forma violenta nas ruas.

“Tivemos muito cuidado ao selecionar os pontos de atendimento, para que a acolhida chegue de forma efetiva para as pessoas em situação de rua que precisam deste apoio, com base no censo Pop Rua 2019 e informações colhidas pelos atendimentos realizados em campo”, afirma a secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto. “Esse é o momento que precisamos voltar ainda mais o nosso olhar esta parcela da população, que sofre severamente com o frio e com as desigualdades sociais”.


Novas vagas
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está acrescentando a partir de hoje, mais 1.009 novas vagas para acolher a população em situação de rua, que se somam às 340 já disponíveis dentro da Operação Baixas Temperaturas.

De acordo com a secretária da pasta, Berenice Giannella, as vagas aditadas são qualificadas. “A população em situação de rua poderá ser acolhida com qualidade, haverá banheiros, refeições e atendimentos social”, afirma.

A Cruz Vermelha São Paulo, parceira da Prefeitura em ações humanitárias na cidade desde o início da pandemia por meio de arrecadação de alimentos e produtos de higiene do programa Cidade Solidária, também apoia a ação com a doação de 1.000 kits de higiene e 5 toneladas de agasalhos e cobertores, que compõe o kit inverno, distribuído a partir das 17h na tenda da Praça da Sé. A Prefeitura também recebeu a doação de 3.100 peças de roupa em parceria com o Grupo Sonda, 580 peças em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e 500 cobertores da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Glesp). 

O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Segundo o diretor Executivo da Cruz Vermelha São Paulo, Bruno Semino, auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade faz parte do dia a dia da instituição. "Para nós é sempre um privilégio poder participar de iniciativas como essa que leva esperança e assistência a uma parcela da população que tanto precisa." Semino disse, ainda, que a população em situação de rua tem sido o foco principal da campanha do agasalho da Cruz Vermelha São Paulo que está em sua 13° edição.

Equipes do Programa Consultório na Rua, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, farão visitas à essas tendas de acolhimento emergencial para eventuais atendimentos médicos.

Leia também: Prefeitura monta estrutura emergencial para reforçar acolhimento à população em situação de rua nas noites frias


SERVIÇO
Período de 28/7/21 a 02/8/21

Locais
Praça da Sé (região Central)
Praça Princesa Isabel (Luz)
Largo da Concórdia (Brás)
Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro)
Praça Miguel Dell’erba (Lapa)



Disponibilização de ônibus
Ônibus 1 – Praça da Sé – Clube Pelezão
Empresa: Metrópole
Viagem: 3 viagens

Ida
Horário de chegada do ônibus: 16h00, 18h00 e 20h00
Local: Praça da Sé
Destino: Clube Pelezão, Rua Belmonte, 957 - Lapa

Volta (dia seguinte)
Horário de chegada do ônibus: 07h00, 09h00 e 10h00
Local: Clube Pelezão, Rua Belmonte, 957 - Lapa
Destino: Praça da Sé


Ônibus 2 – Praça Princesa Isabel – Centro Esportivo Tietê
Empresa: Consórcio Transvida
Viagens: 2 viagens

Ida
Horário de chegada do ônibus: 16h00 e 18h00
Local: Princesa Isabel (Rua Guaianazes entre R. Helvétia e Av. Duque de Caxias)
Destino: Centro Esportivo Tietê (Av. Santos Dumont, 741/843)

Volta (dia seguinte)
Horário de chegada do ônibus: 07h00 e 09h00
Local: Centro Esportivo Tietê (Av. Santos Dumont, 741/843)
Destino: Princesa Isabel (Rua Guaianazes entre R. Helvétia e Av. Duque de Caxias)


Ônibus 3 – Praça Miguel Dell'Erba (Lapa) – Clube Pelezão
Empresa: Santa Brígida
Viagem: 2 viagens

Ida
Horários de chegada dos ônibus: 16h00 e 18h00
Local: Praça Miguel Dell’Erba (Lapa)
Destino: Clube Pelezão, rua Belmonte, 957- Lapa

Volta (dia seguinte)
Horário de chegada do ônibus: 07h00 e 09h00
Local: Clube Pelezão, Rua Belmonte, 957 - Lapa
Destino: Praça Miguel Dell’ Erba (Lapa)


Ônibus 4 – Largo da Concórdia (Brás) – Arsenal da Esperança
Empresa: Express
Viagem: 2 viagens

Ida
Horários de chegada dos ônibus: 16h00 e 18h00
Local: Largo da Concórdia (Brás)
Destino: Arsenal da Esperança, Rua Doutor Almeida Lima, 900

Volta (dia seguinte)
Horário de chegada do ônibus: 07h00 e 09h00
Local: Arsenal da Esperança, Rua Doutor Almeida Lima, 900
Destino: Largo da Concórdia (Brás)


Ônibus 5 – Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro) – Centro de Acolhida do Campo Limpo
Empresa: Via Sudeste
Viagem: 2 viagens

Ida
Horários de chegada dos ônibus: 14h00 e 18h00
Local: Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro)
Destino: Centro de Acolhida de Campo Limpo, Rua Francisco Pessoa, 125

Volta (dia seguinte)
Horário de chegada do ônibus: 07h00 e 09h00
Local: Centro de Acolhida do Campo Limpo, rua Francisco Pessoa, 125
Destino: Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro)

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn