Terça-feira, 17 de Maio de 2022 | Horário: 09:32

Operação Baixas Temperaturas encaminha 285 pessoas para acolhimento na madrugada

Desde a madrugada do dia 05/05, a Prefeitura de São Paulo já realizou 3.432 atendimentos que resultaram em 3.136 pessoas acolhidas em serviços da rede socioassistencial

Atualizado em 17/05/2022 às 11h30

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 324 atendimentos no período entre 20h30 de segunda-feira (16/05) e 10h desta terça-feira (17/05). O trabalho executado pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) resultou no encaminhamento de 285 pessoas para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Outras 39 pessoas não aceitaram o serviço de acolhida e, além disso, foram distribuídos 220 cobertores.

Somente nos primeiros meses de Operação Baixas Temperaturas, a SMADS fará um aporte de 2 mil novas vagas nos serviços de acolhimento da rede socioassistencial (mais de 700 já foram entregues na primeira semana da operação), distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis e Centros Esportivos. Elas serão destinadas exclusivamente para a OBT, o que significa quase o dobro do número aditado em 2021, quando foram acrescentadas 1.047 vagas aos serviços da rede. Isso reforça o compromisso desta gestão com a expansão de vagas para atender o aumento da demanda, como aponta o Censo da População em Situação de Rua.

Balanço

Desde a madrugada do dia 5/5, a Prefeitura de São Paulo realizou, ao todo, 3.432 atendimentos com 3.136 pessoas acolhidas em serviços da rede socioassistencial e outras 296 que não aceitaram acolhimento, além de 2.530 cobertores distribuídos.

Como ajudar?

A população em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita).

O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.