Sexta-feira, 13 de Maio de 2022 | Horário: 09:24

Operação Baixas Temperaturas acolhe 287 pessoas na última madrugada

Foram realizados 301 atendimentos no período entre 20h30 de quinta-feira (12/05) e 8h desta sexta-feira (13/05). Abordagem social pode ser solicitada gratuitamente via central 156

Como parte das ações da Operação Baixas Temperaturas, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 301 atendimentos no período entre 20h30 de quinta-feira (12/5) e 8h desta sexta-feira (13/5), que resultaram no encaminhamento de 287 pessoas para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Durante a ação da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), outras 14 pessoas não aceitaram encaminhamentos e, também, houve a distribuição de 216 cobertores.

Somente nos primeiros meses de Operação Baixas Temperaturas haverá um aporte de 2 mil novas vagas nos serviços de acolhimento da rede socioassistencial (mais de 700 já foram entregues na primeira semana da operação), distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis e Centros Esportivos. Elas serão destinadas exclusivamente para a OBT, o que significa quase o dobro do número aditado em 2021, quando foram acrescentadas 1.047 vagas aos serviços da rede. Isso reforça o compromisso desta gestão com a expansão de vagas para atender o aumento da demanda, como aponta o Censo da População em Situação de Rua.

Além da ampliação de vagas exclusivas nos meses mais frios do ano, a rede de serviços conta com 15.116 vagas em Centros de Acolhida, 2.138 vagas em hotéis, e outras 1.064 já credenciadas em estabelecimentos hoteleiros, em fase de contratação de Organizações da Sociedade Civil (OSC's).

Balanço

Desde a madrugada da última quinta-feira (5/5), a Prefeitura de São Paulo realizou, ao todo, 2.207 atendimentos com 2.017 pessoas acolhidas em serviços da rede socioassistencial e outras 190 que não aceitaram acolhimento.

Como ajudar?

A população em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita).

O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.