Sábado, 5 de Junho de 2021

Ônibus municipais emitem menos poluentes com uso de tecnologias sustentáveis

Horário: 00:00
Frota é composta por veículos elétricos, movidos a bateria, o que resulta na diminuição de aproximadamente 20 mil toneladas/ano de CO2

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste sábado (5) e a Prefeitura de São Paulo está comprometida em promover tecnologias mais limpas e sustentáveis para o sistema de ônibus da cidade, por meio da SPTrans. A principal delas é a redução progressiva das emissões poluidoras tóxicas de forma gradual, em conformidade com a lei municipal 16.802/2018.

O sistema de transporte coletivo da capital possui, atualmente, 17 ônibus 100% elétricos a bateria e 201 trólebus movidos a energia elétrica conectados à rede aérea de alimentação, que operam em dez linhas. A atuação dessas unidades proporciona a diminuição de aproximadamente 20 mil toneladas/ano de CO2.

Além disso, todos os ônibus funcionam com um tipo de combustível menos poluente - uma mistura de 90% diesel S10 (menor teor de enxofre) e 10% biodiesel (B10). Atualmente, 92% dos veículos estão equipados com motor Euro V, com sistema de filtragem. Todos circulam com essa tecnologia.

A frota segue sendo renovada como previsto contratualmente e, somente nos cinco primeiros meses de 2021, 656 ônibus foram incluídos no sistema municipal de transporte coletivo público. A substituição dos mais antigos por novas unidades também contribui para a redução da liberação de poluentes.

A SPTrans realiza ainda inspeções para garantir os padrões de qualidade exigidos no sistema de transporte da capital.