Quinta-feira, 20 de Julho de 2023 | Horário: 17:38

Obras de nova unidade da Unidade Básica de Saúde (UBS)/Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Perus,começam em setembro

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pelo prefeito Ricardo Nunes, durante ações do Programa Prefeitura Presente

A Prefeitura anuncia a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS)/Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Integrada Anhanguera, em Perus, Zona Norte da cidade. A informação foi dada, na manhã desta quinta-feira (20), pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, que estiveram na região durante ações do Programa Prefeitura de Presente.

Com a obra, na estrada Pirapora, a população será beneficiada com atendimento de urgência e emergência e um espaço mais amplo e confortável. A atual UBS Jardim Rosinha, localizada na rua Dalva de Oliveira, será substituída pelo novo equipamento. A previsão é de que as obras tenham início no mês que vem e sejam concluídas em até 18 meses, com investimento de R$ 14,5 milhões.

“Estamos atentos e com um olhar especial para esta região, quanto à necessidade da população e será importante ter esta unidade integrada inserida aqui, reforçando e aumentando a assistência já ofertada aos moradores. Seguimos avançando na área da saúde, com a ampliação de equipamentos para manter um atendimento de qualidade”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

A UBS/UPA Integrada Anhanguera terá 265 colaboradores, sendo 61 na UBS e 204 colaboradores na UPA. No caso dos médicos, serão 61, 4 para atendimento na UBS e 57 plantonistas na UPA.

A capacidade será de mais de 13 mil consultas médicas por mês. A unidade atenderá as demandas de urgência e emergência do distrito administrativo Anhanguera, que tem uma população estimada em 85 mil pessoas. O funcionamento da UBS será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e a UPA atenderá 24h.

“Vamos investir mais de R$ 14 milhões para a construção de uma UPA, um equipamento que vai funcionar 24 horas, possibilitando um atendimento integral e que vai diminuir a locomoção da população. Esse é um equipamento muito importante para essa região”, ressaltou o secretário Luiz Carlos Zamarco.

A ampliação proporcionada pela nova unidade vai aprimorar e fortalecer a rede assistencial da região, que conta 14 equipamentos de saúde. Somente de 2018 a 2023, a região recebeu:

• UPA Perus, inaugurada em dezembro de 2019;
  • AMA/UBS Integrada Parque Anhanguera, entregue em agosto de 2020;
  • mudança de prédio da UBS Morro Doce;
  • AMA Especialidades Perus, implantada no terreno onde antes funcionava um pronto-socorro.

Além disso, foram implantados serviços odontológicos em um espaço anexo à atual UBS Jardim Rosinha.

"Vamos ganhar muito com esta unidade integrada, um equipamento de saúde que vai trazer mais médicos que poderão acompanhar nossa saúde e ainda mais próximo de casa, auxiliando assim muito a nossa região", disse Célia Maria Rocha da Silva, líder comunitária.

Mutirão

No Prefeitura Presente desta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu também um mutirão de serviços na Praça do Samba para os cidadãos que compareceram ao local, como multivacinação, aferição de pressão arterial, vacinação em pets, orientações sobre a dengue, testes rápidos de HIV e sífilis e exposição de mesa de animais sinantrópicos.

Houve distribuição de panfletos sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hanseníase, junto com preservativos feminino e masculino e gel lubrificante.

Durante a ação, foram aplicadas 121 doses de imunizantes diversos em adultos e crianças, realizadas 39 aferições de pressão arterial e feitos 80 testes rápidos, sendo 20 de hepatite B, 20 de hepatite C, 20 de HIV e 20 de sífilis. Houve também a aplicação de 120 vacinas contra a raiva em cães e gatos.