Terça-feira, 14 de Março de 2023 | Horário: 13:04

Obras de canalização do córrego Água dos Brancos avançam na região do Capão Redondo

População local sofre com alagamentos há cerca de 40 anos. Com um investimento de R$ 179 milhões, as intervenções devem ser concluídas em maio de 2025
1235917-Vistorias às Obras de canalização do córrego Água dos Brancos (Capão Redondo)

Atendendo uma demanda histórica da região, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da SPObras, está trabalhando na canalização do córrego Água dos Brancos e em outras obras de infraestrutura que vão beneficiar cerca de 870 mil pessoas que vivem no Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e no Jardim São Luís, na Zona Sul da capital. Com um investimento de R$ 179 milhões, as intervenções foram iniciadas em julho de 2022 e devem ser concluídas até maio de 2025.

Durante vistoria nos trabalhos, o prefeito Ricardo Nunes apontou que a Prefeitura de São Paulo investiu R$ 1,7 bilhão em toda a cidade em obras de contenção de encostas, canalização de córregos e outras ações de drenagem em 2022. "Este ano teremos mais R$ 1,5 bilhão para essas atividades de enfrentamento e combate às enchentes”, disse.

Sobre as obras no Capão Redondo, Nunes disse que o objetivo é dar outra cara para a região que também contará com um piscinão. “Queremos dar dignidade para uma população que sofre com enchentes há 40 anos. Há 40 anos temos residências inundadas e já tivemos mortes aqui, infelizmente. Agora, a prefeitura faz essa grade obra para amenizar o problema já a partir das próximas chuvas em 2024”, explicou. “Teremos a solução definitiva com a conclusão da obra em maio de 2025”.

Para garantir a segurança e o bem-estar da população que mora no entorno do curso d'água do córrego Água dos Brancos, atualmente os serviços estão concentrados na canalização de, aproximadamente, 3 km do córrego, dos quais 400 metros estão executados. O contrato de obras abrange a construção de um reservatório para contenção das cheias, com capacidade de 192 mil m3, o equivalente a 77 piscinas olímpicas, que irá auxiliar no combate às enchentes na Avenida Ellis Maas e no entorno do Parque Santo Dias, beneficiando, assim, a bacia hidrográfica do “Morro do S”.

Obras de mobilidade também estão previstas na avenida Carlos Caldeira Filho. A via será prolongada em 3,3 km, interligando o terminal de ônibus Jardim Ângela à estação de metrô Capão Redondo, além de contar com um novo corredor de ônibus e ciclovia.

O novo sistema viário será composto por dois viadutos que passarão sobre o futuro reservatório, ligando a Avenida Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck até o prolongamento Avenida Carlos Caldeira Filho. Também está prevista uma passagem inferior para a ligação da Avenida Carlos Caldeira Filho com a Estrada do M’Boi Mirim.

Investimento

A Prefeitura de São Paulo executa um plano de prevenção contra enchentes com recursos empenhados em várias secretarias que totalizam R$ 3,2 bilhões de 2022 a 2023. Os recursos investidos somaram R$ 1,7 bilhão no ano passado, com previsão de execução de mais R$ 1,5 bilhão neste ano.

“Hoje, como a cidade de São Paulo tem uma condição financeira muito positiva, nós estamos podendo fazer muitas obras e, neste momento, por exemplo, está acontecendo a construção de cinco piscinões”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.

Cadernos de drenagem

Os cadernos são estudos e mapeamentos de bacias hidrográficas para conhecer manchas de alagamentos, problemas e soluções. Os relatórios são produzidos com a Fundação Centro Tecnológicos de Hidráulica (FCTH) da Universidade de São Paulo (USP). Os estudos incluem caracterização do local com análise da geografia e hidrografia, como também uso e ocupação do solo, densidade demográfica e sistema viário.

O levantamento permite análise das inundações da bacia, alternativas de solução, medidas de implantação dessas soluções ao longo dos anos, custo das ações necessárias, avaliação do índice de qualidade ambiental e o zoneamento proposto para as áreas sujeitas a inundações.

Os cadernos de drenagem podem ser acessados clicando aqui e o Plano Diretor de Drenagem, com as ações prioritárias, está disponível clicando aqui.

Imagens de apoio