Sexta-feira, 14 de Julho de 2023 | Horário: 15:34

Obra no córrego Violão beneficia quase 130 mil moradores da Vila Medeiros, na Zona Norte

Intervenção também contempla a recuperação do pontilhão; Rua Augusto Montenegro, no Parque Edu Chaves, também recebeu intervenções para auxiliar a drenagem na região
1018149-Obras de Drenagem e Contenção do Córrego do Violão

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) concluiu mais uma obra no córrego Violão, na Zona Norte. A Secretaria executou a recuperação do pontilhão que passa sobre o córrego, e a contenção das suas margens, no trecho entre as Avenidas Manuel Antônio Gonçalves, altura do nº 786, e Franz Liszt. Com investimento de R$ 19 milhões, a intervenção beneficia os mais de 129 mil moradores no distrito de Vila Medeiros.

“Aqui no Córrego Violão estamos fazendo uma obra importante, pois tínhamos aqui 120 casas em situação de risco 3 [R3], em uma escala que vai de R1 a R4. Fizemos essa obra, onde além de recuperar toda a questão da margem do córrego para evitar os alagamentos, vamos fazer com que esses imóveis saiam das áreas de risco”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a ação Prefeitura Presente. Durante todo o dia, o prefeito Ricardo Nunes percorrerá o bairro para vistoriar obras (realizadas ou em andamento), além de acompanhar ações de zeladoria e um mutirão de serviços.

Após vistoriar o local, a SIURB constatou diversas patologias no terreno, como o solapamento das margens do córrego, que já afetava a estabilidade das fundações dos imóveis do entorno. Além disso, o avançado processo erosivo nas margens do córrego, comprometeu parte da estrutura do pontilhão que passa sobre o local, representando riscos aos pedestres e motoristas que utilizam a passagem.

“Temos hoje 10 obras de emergência só aqui na região da Vila Maria, todas nessa situação: ou contenção de encostas ou de margens, tudo para melhorar a segurança das pessoas”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

Para garantir a segurança da população, em outubro de 2022, a Secretaria de Obras iniciou os trabalhos de contenção das margens do córrego. A contenção foi feita utilizando-se paredes de concreto, que além de aumentarem a vazão da água em dias de fortes chuvas, também facilitam a manutenção e a limpeza do córrego, evitando o acúmulo de lixo e outros materiais que possam atrapalhar o curso d’água.

A obra foi finalizada em maio deste ano, com a estabilização de 350 m das margens do córrego, junto com a recuperação das vigas, pilares e pavimento do pontilhão que passa sobre o córrego.

“Aqui nós tínhamos uma área muito complicada, que com essa obra ficou show de bola. A situação já melhorou 100%”, disse o morador do bairro há mais de 30 anos, Milthon Amaral.

Córrego Violão

Em 2022, a SIURB executou outra intervenção no córrego Violão. Foram investidos cerca de R$ 2,1 milhões na contenção das margens do córrego, no trecho da Av. Manuel Antônio Gonçalves, altura do nº 845. Na ocasião, foi identificado a deterioração das margens, que se intensificava em períodos chuvosos. A situação representava riscos às moradias do entorno. A ação garantiu a segurança e tranquilidade dos moradores da região.

Galerias e rede pluvial na Rua Augusto Montenegro

No Parque Edu Chaves, o prefeito Ricardo Nunes também vistoriou as obras de implantação de galerias e redes pluviais na Rua Augusto Montenegro, onde foram implantados 400 metros de galerias de águas pluviais, além da correção de 700 metros de sarjetas e calçadas, realizadas pela Secretaria Municipal das Subprefeituras.

“Aqui onde estamos agora a água acumulava até mais de um metro, fizemos toda a drenagem, recapeamento, obras importantes para melhorar a vida da população”, disse Nunes.

Os serviços foram iniciados em novembro de 2022 e finalizados no início de março deste ano, com o investimento de R$ 2.613.464,15. A obra possibilitou a eliminação de um ponto de alagamento na esquina da Rua Augusto Montenegro com a Rua Tenente Ângelo Zampero e de outros menores na mesma região, beneficiando mais de 1.000 pessoas do entorno.

“Eu moro neste bairro há 30 anos e aqui tinha muita enchente. O pessoal andava aqui de barco, entrava água dentro da minha casa. Perdi muitos carros, móveis, mas agora ficou bem mais seguro e estou gostando muito, até mesmo das lâmpadas que foram colocadas, que ajudaram bastante na nossa segurança”, disse a moradora Mirian Dantas.