Notícia na íntegra

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022 | Horário: 16:01

Obra de arte comestível de 5.000 m² marca o início de projeto de arte e ecogastronomia no Parque Linear Guaratiba

Iniciativa é uma parceria entre o artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem e a chef permacultora Bia Goll, com apoio institucional da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

A partir do dia 20 de agosto, quem passar pelo Parque Municipal Linear Guaratiba, em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, poderá observar uma nova paisagem. Na data, acontece a inauguração da obra de Land Art  ‘Renda Guaianás’, que cobrirá quase 20% da área total do parque, com canteiros ornamentais e comestíveis, marcando o início da 1ª edição do projeto Jardins Comestíveis, iniciativa do Fértil Coletivo.

Idealizada em uma parceria do artista Jean Paul Ganem - referência em Land Art - e a eco cozinheira permacultora Bia Goll, com apoio institucional da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a obra é a materialização de um conjunto de ações que envolve arte, permacultura, alimentação e fortalecimento comunitário. 
 
Conceito artístico 
O artista traçou no solo do parque desenhos que fazem lembrar refinados jardins de castelos franceses. O lugar ganhou cores e formas compostas por 2.000 caixotes de feira recheados de plantas que formam mini-hortas, que serão doadas para os moradores do entorno. Em uma vista aérea, cada caixote forma um pixel do desenho. Nesse momento, a obra se dissipa, mas “a experiência vira uma semente que plantamos na cabeça das pessoas”, explica Jean Paul Ganem. Entre os legados intangíveis ficam o fortalecimento da Horta da Vila Nancy, produtora das mudas; a formação de jovens em oficinas transversais à obra e a proposição de uma nova relação entre o parque e seu público.
   
Mini-hortas em caixotes de feira - Foto: Wictor Doarte 
 
Jardins Comestíveis e Jardins Guaratiba
A plataforma de projetos Jardins Comestíveis intersecciona arte, permacultura e gastronomia para realizar ações de fortalecimento e visibilização de comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade. Para isso, trabalha junto a iniciativas já existentes nos territórios por onde passa. O projeto coloca o tema da produção e o consumo de comida no centro de suas ações para atuar como vetor na ressignificação da relação dos moradores de grandes centros urbanos com a comida, a cidade, os espaços públicos e suas paisagens. No Parque Guaratiba, o Fértil Coletivo aplica as diretrizes do projeto para deixar um legado social e artístico na região de Guaianases.
 
Em parceria com a Horta Comunitária da Vila Nancy, situada a 2,5 km do parque, foram produzidas 8.400 mudas de plantas utilizadas na obra. Além da geração de renda e divulgação do trabalho, o projeto alcançou, pela primeira vez, a produção de mudas em grande escala, o que impactou na perspectiva de renda dos envolvidos, que mesmo em um terreno de 6 mil m² e 33 anos de existência, operavam em pequena escala.
 
Para elevar o impacto, o projeto prevê oficinas gratuitas de jardinagem, permacultura, comunicação e gastronomia, que serão realizadas entre agosto e setembro, para mais de 350 pessoas. Embora direcionadas, principalmente, aos moradores da região, qualquer pessoa poderá participar.
Em 25 de setembro, será realizada a celebração de encerramento do projeto Renda Guainás no Parque Guaratiba, quando os 2.000 caixotes com as mudas comestíveis utilizadas na obra de arte serão doados para moradores da comunidade, com o convite para começarem uma mini-horta em suas casas, obedecendo a lógica permacultural. 


Projeto se uniu à Horta Comunitária da Vila Nancy para produzir as 8.400 mudas que compõem a obra de Land Art e beneficiará população do entorno do parque
 
Parque Linear Guaratiba 
Inaugurado em 2010, o parque municipal tem 29.000 m² em uma área de topografia plana ao longo do Ribeirão Guaratiba, afluente do Rio Itaquera. Guará é uma espécie de ave que era comumente encontrada na região; uma revoada dessa ave era chamada de guaratiba, daí o nome do espaço. Sua infraestrutura contempla quadras poliesportivas, playgrounds, pista para caminhada, gramado, bancos, sanitário, pergolado, quiosque, acessibilidade em banheiros, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação. Possui vegetação composta por áreas ajardinadas, gramados e arborização esparsa e 33 espécies de fauna, a maioria de aves como garça-vaqueira, gavião-carijó, coruja-buraqueira, tuim e anu-branco.
 
 
Parque Linear Guaratiba - Foto: Joca Duarte 
 
Jean Paul Ganem
O artista franco-tunisiano, responsável por mais de 50 obras de Land Art ao redor do mundo, realizou projetos como o Le Jardin des Capteurs, em Montreal, que com o apoio da Prefeitura local e do Cirque du Soleil, implantou obra em um aterro sanitário, revitalizando o espaço e integrando pessoas da comunidade penitenciária. Realizou também projetos que relacionam Gastronomia e Paisagismo (Singhampton Project - Canadá), além de projetos que visam a apropriação e ressignificação da relação entre as comunidades e áreas do entorno (Le Jardin des Fissures, projeto no qual o desenho de uma fábrica desativada, da qual o entulho por mais de 20 anos serviu como um playground perigoso para as crianças, foi revisitado com o plantio de um jardim). Já realizou obras na França, na Espanha, no Canadá, na Alemanha e no Brasil. Aqui trabalhou na revitalização do Boulevard externo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2010. Em 2012, realizou a obra "Caminho do Rio" no Jardim Botânico de São Paulo. Desde 2017 realiza trabalhos como “Espelhos D´Água” e “Movimento Infinito” na Fazenda Serrinha, interior de São Paulo. 
 
Bia Goll
Cozinheira e permacultora, por oito anos foi proprietária do restaurante Otto Bistrot (SP), espaço de ousadia gastronômica e social, onde usava ingredientes não industrializados e organizava eventos com produtores, aulas de permacultura, gastronomia, exposições, apresentações de arte e atitude sustentável. Idealizadora do projeto Pomares (2021-2015), com o qual realizou oficinas de permacultura em escolas públicas e privadas para alunos, pais e funcionários. Entre 2016 e 2018 ajudou a produzir exposições de Food Art no Brasil, Paris, Berlim e Cidade do México. Responsável pelo projeto AlimentAÇÃO, da prefeitura de São Paulo, impactou, desde 2018, mais de 30 mil pessoas, levando comida saudável e consciência ecológica para as comunidades de baixa renda da capital paulista. Bia é uma das idealizadoras do Festival de Agricultura Urbana de São Paulo
 
Jardins Comestíveis, Renda Guainás foi viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo - SMC, com patrocínio da Diagonal Social, e conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana - SELIMP/Subprefeituras, além do Consulado Francês e do Dia da Terra Brasil.
 
Jardim Comestível no Parque Linear Guaratiba - Foto: Wictor Doarte
 
 
PROGRAMAÇÃO do Projeto Jardins Guaratiba
  • 20/08 - Evento de abertura e Oficinas Inaugurais
  • 22/08 a 23/09 - Oficinas
  • 25/09 - Celebração de encerramento 
  • Mais informações
 

Serviço
Exposição da obra de ‘Land Art’ Renda Guaianás
Parque Municipal Linear Guaratiba
De 20 de agosto a 25 de setembro de 2022
Horário da abertura (dia 20/08): 15h
Entrada Gratuita
Endereço: Rua Salvador Gianetti, 305
Horário de Funcionamento do parque e visitação obra: 6h às 20h
Acessibilidade: Acessibilidade em banheiros, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação.



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn