Sexta-feira, 4 de Agosto de 2023 | Horário: 14:37

Novo Centro de Educação Infantil (CEI) Milton Gonçalves atende 200 crianças na Zona Leste

Creche é a 3ª unidade educacional implantada das 45 que serão entregues até 2024
1300839-Inauguração do Centro de Educação Infantil CEI Milton Gonçalves

Para reforçar a educação da cidade, a Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (4) a 3ª unidade educacional das 45 que serão entregues na cidade. Trata-se do CEI Milton Gonçalves, uma obra que teve o investimento de R$ 4 milhões para atender cerca de 200 crianças entre 0 e 3 anos matriculadas na rede municipal, com educação de qualidade. Com a inauguração de hoje, a região de São Mateus passou a contar com 131 creches.

“Estamos conseguindo fazer com que nenhuma criança na cidade de São Paulo fique fora das creches. Temos vagas de creches para todas as crianças. Este é um equipamento fantástico, que vai atender 200 crianças com qualidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Com 920 m² de área construída, e dois pavimentos, o novo CEI conta com seis salas de minigrupos, três berçários, duas salas de banho e troca, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), refeitório, copa infantil, brinquedoteca e coordenadoria pedagógica, além de um solário (local para realização de atividades ao ar livre), e um parque infantil na área externa.

“Será mais uma opção para nossas crianças em um ambiente estruturado e estimulante para desenvolver todas as habilidades dessa etapa tão rica que é a primeira infância”, afirma o secretário Padula.

Seguindo as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela Secretaria, o empreendimento está equipado com sistemas sustentáveis, como placas solares que aquecem a água utilizada nos banheiros.

“É uma escola com quase mil metros quadrados de área, em um projeto que foi pensado com muito carinho, onde foram incorporados itens importantes para a sustentabilidade, ou seja, fazer melhor uso dos recursos da natureza, como reservatório para água de reuso, onde a água pode ser utilizada nos jardins e nas bacias sanitárias. Tudo para garantir um melhor funcionamento desta escola”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

A creche também atenderá as normas de acessibilidade universal, com instalação de rampas de acesso, elevador, piso tátil, corrimões, sinalização em braile, sanitários e playground acessíveis.

Primeira infância
A importância da primeira infância decorre do fato de que esse período estabelece as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente. Frequentar uma creche nesta etapa da vida potencializa o aprendizado e o desenvolvimentos das crianças.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura manteve a fila de creche zerada. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas. Atualmente, há mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI).

Manutenção de escolas
Na Subprefeitura São Mateus, a parceria entre as Secretarias de Obras, Educação, e a SPObras, investe R$57,3 milhões nas escolas da região. Estão em andamento 29 intervenções que garantem a conservação, adequação e a revisão na estrutura das unidades escolares.

Além disso, três manutenções estão em processo de licitação, e outras 27 já foram concluídas. Por meio do Programa de Cobertura de Quadras, três unidades educacionais já receberam uma nova cobertura em suas quadras poliesportivas, e, em breve, mais uma cobertura deverá ser entregue.

Prefeitura Presente
A região de São Mateus, na Zona Leste da cidade, recebe na manhã desta sexta-feira (4) a 8ª edição da ação Prefeitura Presente. A ação, liderada pelo prefeito Ricardo Nunes, leva secretários e serviços para os bairros da cidade, com o objetivo de percorrer as principais vias e equipamentos, vistoriar obras e ouvir a população para saber o que ainda pode der feito para melhorar a vida das pessoas. Saiba mais

Imagens para download: