Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023 | Horário: 13:02

Nova tarifa de táxi passa a valer a partir deste sábado (28)

Até que taxímetros sejam aferidos, taxista precisará utilizar tabela oficial de conversão de valores

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP), informa que a partir deste sábado, 28 de outubro de 2023, entram em vigor os novos valores da tarifa de táxi. Durante o período de transição para aferição dos taxímetros, os taxistas vão utilizar tabela de conversão para cobrar novos valores (leia mais abaixo).

A bandeirada (valor inicial da corrida) passa de R$ 5,50 para R$ 6,00 nos táxis categorias Comum, Comum Rádio e Especial. Nos veículos de Táxi Luxo passa de R$ 8,25 para R$ 9,00. O último reajuste dos táxis aconteceu em abril de 2022. A Bandeira 2 (cobrada das 20h às 6h, de segunda a sábado, e o dia todo aos domingos e feriados) não teve alterações, permanece o acréscimo percentual de 30% a ser aplicado sobre a tarifa quilométrica.

O reajuste das corridas tem como base a recomposição da inflação no período e o aumento dos custos com a manutenção dos veículos (conservação dos pneus, troca de óleo lubrificante, lavagens, licenciamento, valor do seguro e limpeza, entre outros). A composição da corrida inclui, além da bandeirada, os valores da tarifa quilométrica (por quilômetro rodado) e da tarifa horária (quando o táxi fica parado ou circula a menos de 15 km por hora) – veja tabela abaixo.

Tabela de conversão
É importante informar aos usuários que, toda vez que os táxis têm nova tarifa fixada na cidade é preciso aferir novamente os taxímetros dos quase 37,4 mil taxistas de São Paulo. Esse serviço é feito pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem). Enquanto não houver a adequação, os taxistas têm de prestar o serviço dispondo de duas vias da tabela de conversão no interior do veículo, conforme consta na Portaria SMT.SETRAM 22/23, sendo que uma delas tem de ser afixada no vidro do banco traseiro do táxi, para que o passageiro possa conferir o valor.

Tarifas

TÁXI COMUM / RÁDIO / ESPECIAL