Terça-feira, 3 de Janeiro de 2023

Nova Escola de Iniciação artística será inaugurada no aniversário de São Paulo, no Parque Chácara do Jockey

No começo, a Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar 160 vagas para crianças e adolescentes, mas a expectativa é chegar a mil.
810397-Visita ao Parque Chácara do Jockey

A nova unidade da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) no Parque Chácara do Jockey, zona oeste, será entregue pela Prefeitura de São Paulo no aniversário da cidade, no dia 25 de janeiro. O espaço é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura.

Ainda este ano, a expectativa é de que aconteça a ocupação de mais um conjunto de baias pela Coordenadoria de Centros Culturais e Teatros da SMC (CCULT). A partir daí, o objetivo é investir até se formar um polo cultural em operação. A área passa por serviços de manutenção, limpeza e readequação para receber os alunos.

O prefeito Ricardo Nunes visitou, nesta terça-feira (3), as obras em andamento no local. “Com a abertura desta terceira Escola Municipal de Iniciação Artística, as crianças e adolescentes poderão participar de atividades culturais, além de aprender a tocar um instrumento musical. Eles poderão apreciar a natureza, fazer esporte e ter cultura”, destacou o prefeito. “Inicialmente, a Escola atenderá 160 crianças e adolescentes, mas esse número poderá chegar a mil”, disse Ricardo Nunes.

“Esse local foi um jockey no passado e tinha dívidas do IPTU. A Prefeitura desapropriou. Agora teremos três espaços importantes para cidade, dentro do Parque, na área de esportes, ambiental e cultural. Será, com certeza, mais um espaço importante da cidade”, completou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) tem uma unidade do FAB LAB LIVRE SP no parque, que está temporariamente fechada devido a adequações na rede elétrica. Já o imóvel "Prédio de Vidro" será a nova sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Butantã e, encontra-se em fase de desenvolvimento de projeto para adequação do espaço, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Parque

Em 1946, a propriedade rural conhecida como Chácara do Ferreira foi adquirida pelo Jockey Club de São Paulo com o objetivo de estabelecer um local adequado para a criação e treinamento de cavalos de corrida. Nos anos seguintes, a Chácara funcionou como posto de monta e abrigo dos animais que disputariam os páreos no hipódromo de Cidade Jardim. Na década de 70, foi fundado o Clube Pequeninos do Jockey, voltado à formação de base de jogadores de futebol e, no período posterior, o terreno foi perdendo sua função original.

Em outubro de 2014, a Prefeitura de São Paulo tomou posse da Chácara do Jockey, atendendo a uma reinvindicação de mais de 30 anos dos moradores da região pela criação de um parque. Com mais de 143 mil m² (o equivalente a 20 campos de futebol), a área foi declarada de utilidade pública e sua desapropriação envolveu um processo de negociação com o Jockey Club – onde a indenização pelo imóvel foi compensada pela dívida de IPTU acumulada ao longo dos anos pelo proprietário com a administração municipal.

Em 2015, deu-se início à adequação do complexo visando à preservação de estruturas históricas, a memória do espaço físico e paisagístico e a adaptação do local em parque público urbano. Considerando a dimensão e complexidade das obras e o compromisso da Prefeitura de São Paulo em abrir o equipamento ao público, as intervenções na propriedade foram divididas em duas etapas. A primeira, que permitiu a inauguração do Parque Municipal Chácara do Jockey em abril de 2016, contempla três áreas temáticas: Núcleo Contemplativo do Pirajussara; Núcleo Cultural das Baias; e Núcleo Esportivo do Jockey.

Já na segunda etapa, estão sendo feitas obras de maior porte que envolve o restante das baias do Polo Cultural e Criativo Municipal da Chácara do Jockey, Ed. Pedro Augustín Pérez (UMAPAZ), novas instalações da Guarda Civil Municipal, ampliação dos sanitários e readequação dos antigos silos.

Confira o vídeo da visita: https://youtu.be/_YYmuPu-ths