Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022 | Horário: 21:34

Nota conjunta das Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo e do Rio Janeiro

Considerando a mudança no cenário epidemiológico provocado pela variante Omicron nas duas capitais, com significativo aumento de casos de síndromes respiratórias por Covid-19 a partir da semana 51 de 2021, e ainda que o aumento de casos está diretamente associado à introdução e rápida disseminação da variante Omicron nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.

Os dados apontam que, na semana 51/2021, foram confirmados 9.476 casos de Covid em São Paulo e 1.113 casos no Rio de Janeiro; na semana 52 foram 18.513 casos confirmados em São Paulo e no Rio, 9.752; na semana 01/2022, 40.979 casos em São Paulo e 50.857 no Rio, caracterizando crescimento intenso na curva de casos.

A partir da semana 51 de 2021 também ocorreu aumento das notificações de SRAG e internações hospitalares de SRAG, ressaltando em especial o risco aos não vacinados. Deste modo, as autoridades sanitárias das duas secretarias municipais de saúde recomendam o adiamento do carnaval para abril, período que, pelo padrão da variante Omicron estabelecido até o momento, deve trazer um cenário epidemiológico mais seguro.

SÃO PAULO, 21 DE JANEIRO DE 2022

EDSON APARECIDO DOS SANTOS