Sexta-feira, 3 de Junho de 2022

No Dia Mundial da Bicicleta, cidade inicia projeto com modal elétrico compartilhado

Horário: 00:00
O lançamento faz parte do posicionamento da cidade com a pauta climática e objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda de 2030

No Dia Mundial da Bicicleta, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com as empresas Tembici, Itaú Unibanco e iFood, lançou o primeiro projeto de bikes elétricas compartilhadas com sistema de estações fixas na capital. As 500 bikes elétricas começam a chegar ao sistema de forma gradual na próxima semana, em modelo similar ao já em operação no Rio de Janeiro.

Para o prefeito Ricardo Nunes, esse projeto será muito importante para São Paulo porque irá melhorar a mobilidade e atenderá uma parcela da população que tem dificuldades em utilizar bicicletas normais em seus deslocamentos pela cidade.

“Agora teremos 500 bicicletas elétricas e, até o final do ano, esse número chegará a 1000. Hoje temos 14% de pessoa idosas. Em 2030, teremos 20% e, em 2050, 30%. Muitas delas serão beneficiadas com os novos equipamentos”, disse o prefeito.

A cidade de São Paulo possui 700 quilômetros de ciclovia e, conforme o Plano e Metas da Prefeitura, terá em dezembro de 2024 mil quilômetros. Para Ricardo Nunes, a melhoria na mobilidade é uma das prioridades de sua gestão.

“Cada vez mais temos modais alternativos. Além das ciclovias, teremos as hidrovias, começando pela represa Billings, mais ônibus elétricos e ampliação do BRT”, completou.

A Prefeitura de São Paulo possui uma das mais modernas regulamentações para sistemas compartilhados de bicicleta - para fomentar o uso e a disponibilidade do modal.

Elétricas

A chegada de bicicletas elétricas na cidade de São Paulo expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala, além de fazer parte da estratégia da cidade no cumprimento de seus compromissos sustentáveis.

“Acompanhamos as tendências globais e sabemos da importância das bikes elétricas mais democráticas e sustentáveis. Temos uma experiência extremamente positiva no Rio de Janeiro, que já chegou a registrar mais de 4 mil viagens em um único dia com as e-bikes, tanto com finalidade de deslocamento, quanto de delivery, e sabemos que será um marco muito importante para São Paulo.”, afirmou o CEO e co-fundador da Tembici, Tomás Martins.

Os usuários do bike Sampa poderão optar pela bicicleta elétrica com valores a partir de R$ 2,50 a cada 15 minutos, no plano completo, ou a partir de R$ 3,99 no plano avulso. A expectativa é que as e-bikes façam três vezes mais viagens do que as bicicletas tradicionais, já que possuem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve. Com velocidade limitada a 25 km/h, os freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando a máxima qualidade e segurança.

Modal democrático e acessível

Segundo o estudo “Micromobilidade no sul global”, o uso de bicicletas compartilhadas no Brasil teve um aumento de 400% nos últimos dez anos. Junto a essa tendência, o uso do modal para entregas também foi algo que se consolidou. O sistema compartilhado tem o objetivo de atender diversos perfis de utilização com bicicletas normais e e-bikes nas estações.

“É dar a liberdade de escolha e possibilitar que cada pessoa entenda o seu momento e necessidade”, afirmou o executivo da Tembici.

Impactos

O bike Sampa já economizou mais de 5 mil toneladas de CO₂ e, de acordo com o estudo de micromobilidade, 52% dos respondentes afirmam que fariam os deslocamentos em modos motorizados se não utilizassem a bicicleta, o que reforça sua importância e contribuição para o meio ambiente. Além disso, 27% combinam o uso com outros meios de transporte, sendo 82% ônibus ou metrô. Na cidade de São Paulo, uma a cada cinco viagens de bicicletas compartilhadas começam ou terminam em estações de metrô ou terminais de ônibus, e as bikes elétricas devem ampliar esses números incentivando a intermodalidade, característica fundamental para a conectividade dos trajetos.