Notícia na íntegra

Quinta-feira, 28 de Julho de 2022

Moradores da Zona Leste aproveitam ação da Prefeitura para buscar serviços públicos em Itaquera

Iniciativa já passou pelas regiões Oeste e Norte e é realizada em conjunto com o Estado. Moradores da Zona Sul serão contemplados com a ação nesta sexta-feira (29)
1077220-Governo nos Bairros – Zona Leste

A Prefeitura de São Paulo reuniu serviços de saúde, assistência social, trabalho e habitação nesta quinta-feira (28), na Fatec Itaquera, na Zona Leste. A ação beneficiou moradores dos bairros Aricanduva, Vila Formosa, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaquera, Penha, São Miguel Paulista, São Mateus, Sapopemba e Vila Prudente.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o objetivo é tornar a Zona Leste cada vez melhor. “O trabalho conjunto faz com que os serviços públicos se tornem mais eficazes para que a gente possa potencializar e entregar mais à população”, disse.

A ação Governo nos Bairros, realizada em conjunto com o Estado, busca oferecer, de maneira prática e rápida, serviços e orientações gratuitas aos munícipes das principais regiões da cidade. Anteriormente, já foram realizadas ações nas regiões Oeste e Norte da cidade.

O eletricista Cristiano Otaviano aproveitou uma folga no trabalho para atualizar o CadÚnico para programas sociais. “Fiquei sabendo da ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social da minha região. Quero ver se tenho direito a algum benefício”, contou.

Na área da Saúde, a população teve acesso a multivacinação com imunizantes para crianças e adultos, com doses contra tríplice viral e Covid-19, entre outros serviços.  A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) também ofertou a atualização da carteira de vacinação de cães e gatos, emissão de Registro Geral do Animal (RGA), além de atividades educativas voltadas à adoção responsável.

Quem estava em busca de oportunidades no mercado do trabalho foi atendido pela equipe do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), que ofereceu o serviço de busca por vagas de emprego, além de orientações sobre a emissão da carteira de trabalho digital.

O Tem Saída atendeu mulheres vítimas de violência que buscam autonomia financeira, explicando todo o procedimento necessário para o encaminhamento de uma vaga de emprego.

Na área de qualificação profissional, os agentes da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura disponibilizaram orientações sobre cursos gratuitos e turmas futuras.  Os empreendedores foram atendidos por uma equipe da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, que ofereceu orientações sobre emissão de nota fiscal, acesso ao microcrédito, formalização, dentre outros.

Especialistas do programa Mãos e Mentes Paulistanas também participaram do evento, oferecendo o credenciamento para artesãos e detalhando os benefícios para quem já é cadastrado, como a participação em feiras, eventos, cursos de qualificação e pontos fixos de comercialização de produtos.

Moradora da Vila Formosa, Sonia Silva, conta que foi até o local para obter informações sobre o Pode Entrar, o novo programa habitacional da cidade. “Uma amiga comentou comigo sobre esse programa. Vim conversar com o pessoal para ver se posso ser contemplada”, afirmou.


Reunião de secretariado
Enquanto a população era atendida no período da manhã, secretários municipais e estaduais se reuniram no local para tratar das ações que estão sendo realizadas no âmbito da Prefeitura e do Governo. O encontro contou com a participação do prefeito Ricardo Nunes. Durante a reunião, as autoridades trataram de temas como Saúde, Habitação, Trabalho, Segurança, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que já pensa no futuro. “Temos um plano de metas muito ousado com 72 itens. Vamos fazer mais 12 CEUs, 15 UPAs, recuperação do asfalto”, disse. “Estamos fazendo o maior programa de recape da história dessa cidade. Serão R$ 2,5 bilhões para recuperar 20 milhões de metros quadrados”, concluiu.


Zona Sul
Nesta sexta-feira (29), das 9h às 16h, a ação será realizada na Zona Sul da capital. A iniciativa acontece na ETEC Carolina Carinhato Sampaio, na Rua Frederico Grotte, 322.

Durante o evento, a Prefeitura de São Paulo irá ofertar diversos serviços públicos à população como encaminhamento para vagas de emprego, vacinação contra o coronavírus, atualização do CadÚnico para programas sociais, emissão de Registro Geral do Animal (RGA), além da possibilidade de atualização cadastral com equipes Cohab.


Serviços ofertados
Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) prestarão atendimento à população com vagas de emprego, orientação sobre carteira de trabalho digital, cursos no Portal do Cate, cooperativismo, cadastro para artesãos e manualistas, formalização do MEI, orientação ao empreendedor, oferta de cursos de capacitação empreendedora, orientação sobre cursos de qualificação profissional, orientação sobre microcrédito, oportunidades de geração de renda e orientação sobre trabalho para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Já a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ofertará à população poderá se inscrever ou atualizar o CadÚnico para programas sociais com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) que prestarão atendimento em uma van.

Na área de saúde, serão disponibilizadas tendas de multivacinação com imunizantes para crianças e adultos, como as doses contra tríplice viral e Covid-19, além de serviços de medição de níveis de glicemia, aferição da pressão arterial, orientações diversas e outros serviços.

Durante a ação a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) ofertará a atualização da carteira de vacinação de cães e gatos, emissão de Registro Geral do Animal (RGA), além de atividades educativas voltadas à adoção responsável.

A Cohab contará com a “Van Cohab na Área” para atender a população na inscrição no Cadastro Cohab, atualização cadastral, agendamento para serviços na Central de Atendimento, esclarecimento e orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos, ajustes financeiros e entrega de regularização de imóveis. O público poderá receber informações sobre o Programa Pode Entrar e sobre a PPP da habitação municipal.

Serviço
Governo nos Bairros
Zona Sul
Data: 29/07
Horário: das 9h às 16h
Local: Etec Carolina Carinhato Sampaio
Endereço: Rua Frederico Grotte, 322

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn