Quinta-feira, 30 de Maio de 2019 | Horário: 08:59

Monólogo “Carta ao Pai” aborda a difícil relação paterna de Franz Kafka

Interpretado por Dionisio Neto, espetáculo é apresentado na BMA em todas as segundas-feiras de junho, com entrada franca

A Companhia Satélite comemora 21 anos de trajetória artística com a encenação de “Carta ao Pai”. Adaptado da obra homônima do escritor checo Franz Kafka (1883-1924), o monólogo é dirigido e interpretado por Dionisio Neto e chega, dia 3 de junho, ao auditório Rubens Borba de Moraes, da Biblioteca Mário de Andrade. O espetáculo é apresentado em todas as segundas-feiras do mês, com entrada franca.

O texto foi escrito por Kafka durante os dez dias em que ficou internado com tuberculose no sanatório de Kierling (arredores de Viena, na Áustria), há 100 anos. Oprimido e doente, o autor escreve uma carta para seu pai, o comerciante Hermann Kafka. Nela, fala sobre seu medo da figura paterna e de sua relação com ele, fazendo uma espécie de “acerto de contas” de muitos anos. Por interferência da mãe do escritor, a mensagem nunca foi entregue ao destinatário. Em cena, Dionisio interpreta, atrás de uma mesa e iluminado por velas, tanto Kafka como seu pai.

O espetáculo é dedicado à memória do diretor Antunes Filho, que morreu no dia 2 de maio deste ano, aos 89 anos. Dionisio se formou com ele no Centro de Pesquisa Teatral CPT, onde integrou o elenco da peça “Vereda da Salvação”, de Jorge de Andrade, em 1993.

Biblioteca Mário de Andrade - auditório Rubens Borba de Moraes.
Endereço: Rua da Consolação, 94, República.
Informações: 3775-0020.
Datas: 3, 10, 17 e 24 de junho, às 19h.
Grátis (retirar senha uma hora antes).
50 min.
Livre.