Domingo, 31 de Dezembro de 2023 | Horário: 15:09

Metas de ano novo devem incluir cuidados com a saúde

População pode contar com a Rede municipal para manter o corpo e a mente

Ter saúde e qualidade de vida estão sempre entre os principais desejos para o novo ano, afinal é preciso estar bem física e mentalmente para “correr atrás” dos objetivos. Para isso, é importante adotar como rotina alguns hábitos simples, mas que trazem grandes benefícios para a saúde.

Confira algumas dicas para incluir na lista de metas para 2024:

1. Cuidar da mente
Muitas vezes a saúde mental é negligenciada quando, na verdade, deveria ser uma de nossas prioridades. Afinal, dependemos de uma mente sã para viver bem. Que tal dedicar um tempo para se conhecer mais, meditar e praticar algum hobby? Fazer caminhadas e passeios na natureza, conectar-se com outras pessoas, cultivar as amizades, iniciar um novo ciclo de estudos, dedicar-se a atividades voluntárias, entre muitas outras alternativas, são formas variadas de cuidar da saúde mental.

Além do atendimento multidisciplinar nos vários serviços de saúde, a assistência à saúde mental é foco dos 102 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que funcionam e regime de portas abertas e estão presentes em todas as regiões da cidade. Saiba mais sobre estes equipamentos clicando aqui.

2. Praticar atividade física
Uma das metas que frequentemente fica para o próximo ano é fazer exercícios físicos. Isso porque muitas pessoas acham que essa prática está condicionada à academia. Mas sabia que é possível se exercitar de outras maneiras? Mesmo com a correria diária, não deixe de movimentar o corpo, seja caminhando, trocando o elevador pelas escadas, praticando ioga, pilates ou outras atividades. Isso melhora o humor e aumenta a sensação de felicidade, consequentemente trazendo mais motivação para fazer as tarefas rotineiras e beneficiando a saúde mental.

Entre os recursos oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão o Programa Academia da Saúde e as práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) ambas disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Academia da Saúde.

Clique aqui para saber mais sobre a Pics.

Dicas sobre saúde e bem-estar também estão entre os assuntos do programa Saúde Zen, no canal do Youtube da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

3. Melhorar a alimentação e ingestão de água
Uma alimentação balanceada é a base para uma vida mais saudável. Pensando nisso, que tal abandonar os alimentos ultraprocessados e ir mais à feira? Todos os meses, o site da SMS publica as frutas, verduras e legumes da safra, para incentivar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes.

Além disso, o consumo de água na quantidade adequada ajuda a regular a temperatura corporal e manter o bom funcionamento do organismo. O corpo precisa de cerca de dois litros de água por dia para manter suas funções.

4. Fazer os exames e consultas de rotina
Uma das melhores formas de conhecer mais sobre a própria saúde é mantendo os exames e consultas em dia, uma vez que essa prática pode auxiliar na descoberta de uma doença em estágio inicial, além de prevenir o surgimento de outras. Lembre-se de procurar UBS mais próxima de sua casa, ela é a porta de entrada para os inúmeros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os endereços de todos os equipamentos da rede municipal de saúde estão disponíveis no Busca Saúde