Quarta-feira, 23 de Junho de 2021 | Horário: 19:43

Mais de 50% da população elegível já se vacinou contra o coronavírus na cidade

Capital conta com capacidade para aplicar até 600 mil vacinas diariamente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já imunizou mais de 50% da população elegível da cidade com mais de 18 anos contra o coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“O que a Prefeitura e o Governo do Estado mais querem, e que mais se empenham, é que todos sejam vacinados”, disse o prefeito, que complementou: “Se chegar para cidade de São Paulo até 600 mil vacinas por dia, nós temos capacidade de vacinação com a logística ideal e com uma boa qualidade de atendimento”, concluiu Ricardo Nunes.

De acordo com dados preliminares da Secretaria Municipal da Saúde(SMS), mais de 100 mil vacinas antiCovid-19 foram aplicadas nesta quarta-feira (23) na capital. Desde o início da campanha de imunização, foram aplicadas 6,4 milhões de doses nos mais de 600 pontos estruturados pela administração municipal.

Programação
A cidade iniciou nesta quarta-feira (23) a imunização de pessoas com 49 anos. Os munícipes podem procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS Integradas, das 7h às 19h, além dos SAEs (Serviços de Atenção Especializada), mega postos com acesso a pedestres, mais de 130 postos volantes, postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras, das 8h às 17h. Clique aqui e confira os locais de vacinação

Na quinta-feira (24), será a vez das pessoas com 48 anos e na sexta-feira (25), do público com 47 anos. No sábado (26) acontece a repescagem para esse grupo. Veja a programação completa com o escalonamento da imunização por idade, além da relação dos postos de vacinação clicando aqui.

“É importante enfatizar para as pessoas tomarem a segunda dose no mesmo local que tomou a primeira dose, pois isso ajuda toda a logística”, destacou Nunes, que também pediu mais uma vez para que as pessoas não escolham qual vacina tomar. “Todas as vacinas salvam vidas”.

Recomendações
Para receber a primeira dose da vacina,
é preciso levar um documento de identificação, preferencialmente CPF, cartão SUS e um comprovante de residência no município de São Paulo, como forma de garantir a destinação das doses à população da capital. Caso o documento esteja no nome de outra pessoa, será necessário comprovar o parentesco.

Além disso, a SMS também recomenda ir aos postos com o pré-cadastro no site Vacina Já preenchido, para agilizar o tempo de atendimento e reduzir a espera na fila. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Mesmo após a imunização, é importante que a população continue seguindo as recomendações sanitárias evitando aglomerações, higienizando as mãos e utilizando máscaras de proteção facial.

De Olho na Fila
Lançado no último dia 15 de junho, para evitar filas e aglomerações nos postos de vacinação da capital, o portal “De Olho na Fila” já teve mais de 4 milhões de páginas acessadas. O serviço online mostra o movimento nos postos de vacinação em tempo real e oferece aos munícipes a opção de escolher o melhor momento para se deslocarem até os pontos de imunização.

Em tempo real, os munícipes acompanham via sistema a listagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os drive-thrus, os megapostos, e outros locais de vacinação. Dessa forma, conseguem fazer a busca por região e localizar o posto mais próximo.

Desde esta quarta-feira (23), foi acrescentado o status "aguardando abastecimento" para locais em que a vacina se esgotou devido à alta procura. Nesses casos é feito um remanejamento de doses para que a vacinação siga normalmente durante o dia.