Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2023 | Horário: 12:03

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal voltam às aulas nesta segunda-feira (6)

De forma inédita, os créditos para aquisição do material escolar e o uniforme foram disponibilizados dois meses antes do início das aulas
1456092-Volta às aulas 2023 na rede Municipal

Mais de 1 milhão de estudantes matriculados nas escolas da Rede Municipal de São Paulo voltam às aulas nesta segunda-feira (6) para o início do ano letivo de 2023. O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanharam a chegada dos alunos na EMEF Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, na manhã desta segunda-feira (06).

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, melhorar o sistema educacional municipal, que conta com mais de 1 milhão de alunos e 4.100 unidades escolares, é um grande desafio.  “Nosso grande desafio é poder melhorar cada dia mais o sistema educacional municipal. Esse ano melhoramos a questão do transporte escolar gratuito, que era oferecido para crianças que estavam a até 2 km da escola. Agora esse benefício também está disponível para crianças que estão a 1,5 km”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação também atua no reforço escolar. “Foi instituído um programa de reforço escolar. Nós tivemos dois anos com as crianças fora do período escolar integral e é necessário que a gente faça a recuperação desse tempo perdido”, explicou o prefeito.

Nas últimas semanas, a Prefeitura de São Paulo trabalhou em diferentes frentes para preparar a retomadas das aulas. De forma inédita, os créditos para aquisição do material escolar e uniforme da Rede Municipal foram disponibilizados dois meses antes do início das aulas, ainda no ano passado. Até o momento, mais de 760 mil compras foram realizadas pelas famílias dos estudantes.

As melhorias na infraestrutura das escolas, como pintura e manutenções em geral, foram garantidas por meio da verba decentralizada que chega pelo Programa de Transferência de Recursos (PTRF) e garante mais autonomia aos gestores e agilidade na execução dos serviços. No ano passado, R$ 546 milhões foram investidos no programa.

“Também contamos com uma equipe de 600 profissionais dedicada exclusivamente para fazer reparos nas escolas. Nossa missão é garantir que tudo esteja preparado para receber os alunos com muito entusiasmo garantindo seu direito à aprendizagem por meio de políticas públicas para a promoção de educação inclusiva e integral”, afirmou o secretário Fernando Padula.

Mães na busca ativa

Para enfrentar a evasão escolar, a Prefeitura de São Paulo ampliou para 5.000 as vagas das Mães Guardiãs, contratadas, inicialmente em 2021, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários nas escolas. A partir deste ano, essas mulheres vão apoiar as ações de busca ativa das unidades, já que elas possuem vínculos com a comunidade onde atuam. As Mães Guardiãs recebem uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 1.386,00.

"Nós tivemos 17.971 visitas que possibilitaram o contato com 12.140 famílias, resultando no retorno de 8.090 crianças para a escola", destacou o prefeito Ricardo Nunes apontando que a Prefeitura de São Paulo segue combatendo a evasão escolar.

Piso salarial acima da média

Outro destaque da Rede Municipal é o piso salarial inicial destinado aos docentes. A remuneração é 14% maior do que o nacional, cujo reajuste foi anunciado pelo Ministério da Educação na primeira quinzena de janeiro. O valor do piso nacional para a categoria passa a ser de R$ 4.420,55, enquanto em São Paulo, desde o ano passado, a remuneração inicial já era de R$ 5.050,00 para os docentes.

Imagens de apoio

Atendimento à imprensa