Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022 | Horário: 15:05

Maior Roda Gigante da América Latina gera impactos social e econômico na cidade

A previsão é de que a atração, que começou a operar nesta sexta-feira (9), receba até um milhão de visitantes por ano.

Os paulistanos e os turistas já podem ter uma visão panorâmica da cidade do alto da maior roda gigante da América Latina. O empreendimento começa a funcionar nesta sexta-feira (9) em São Paulo. A atração faz parte do projeto de revitalização da região do Rio Pinheiros. A cerimônia de inauguração da atração, que aconteceu na noite desta quinta-feira (8), contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e dos secretários municipais da Cultura, Aline Torres, e das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

A Roda Rico, também conhecida como Roda São Paulo, funciona no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona oeste. Possui 91 metros de altura e 42 cabines individuais fechadas, com capacidade de até 8 pessoas cada. Ela ocupa uma área de 4,5 mil metros quadrados, junto à Praça de Eventos do Parque.

O impacto social da atração é destaque, afirmou o prefeito durante a inauguração da Roda Rico. “O empreendimento gerou emprego e renda para os moradores das comunidades da região. Além disso, a previsão é de que, por ano, o público de visitantes alcance um milhão de pessoas. Isso é visão de empreendimento, de inovação”, destacou Ricardo Nunes. “Importante também que haverá tarifas sociais para que a população da região possa usufruir do brinquedo, além dos alunos do CEU Jaguaré que visitarão a Roda Rico sem custo”, disse o prefeito.

Dados

A Roda Rico é a maior da América Latina superando as instaladas em cidades como Paris e Chicago. A atração é sustentada por cabos ou estais pensados para se integrar à paisagem urbana. As 42 cabines de observação têm capacidade para até oito pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também tem iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade. No total, a estrutura tem mais de mil toneladas.

Segundo a empresa responsável pela administração, o empreendimento gerou 160 empregos diretos e indiretos. A atração também contou com outros 200 trabalhadores na montagem.

O Parque Candido Portinari possui fácil acesso com linha de trem conectada ao metrô, ônibus, além de ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados.