Jornada do Patrimônio terá passeios guiados gratuitos do programa Vai de Roteiro

A 9ª edição do evento, que será realizada entre os dias 19 e 20 de agosto, tem como opções de roteiro a Avenida Paulista, o Bairro da Liberdade e o Triângulo Histórico, entre outros percursos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove a  9ª Jornada do Patrimônio entre os próximos dias 19 e 20. O evento, "Se a cidade, se a cidade fosse minha...", tem como objetivo valorizar a história, os bens culturais de São Paulo e conta com a participação da Secretaria Municipal de Turismo, que ofertará diversas opções de passeios guiados gratuitos do programa Vai de Roteiro.

Trata-se de uma ação regular da SMTUR, que traz ao público 15 opções de roteiros por bairros históricos e importantes da capital. Durante a Jornada do Patrimônio, alguns itinerários estarão funcionando em novos horários especialmente para o evento.

Homenagem

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado em 17 de agosto. A data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937. A entidade tem como meta proteger e preservar os bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos.

Em São Paulo, o evento foi criado com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural da cidade, além de fomentar o conhecimento e interesse em monumentos, museus, igrejas, praças e a história da cidade para moradores e visitantes.

Confira a seguir os itinerários disponíveis durante a Jornada do Patrimônio:

• Paulista - Domingo (20/8) às 10h
  • Liberdade -Sábado (19/8) às 10h
  • Triângulo Histórico - Sábado (19/8) às 10h e às 14h
  • Bairro Ipiranga - Sábado (19/8) às 10h e às 14h
  • Museu da Imigração - Domingo (20/8) às 10h e às 14h
  • Mercadão -Sábado (19/8) e Domingo (20/8) às 10h e às 14h
  • Baixo Augusta - Domingo (20/8) às 10h e às 14h
  • Centro Novo - Sábado (19/8) às 10h e às 14h

Para quem quer participar do evento, a reserva dos ingressos gratuitos poderá ser feita pela plataforma Sympla.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
 imprensa@prefeitura.sp.gov.br