Notícias

Imunização contra Covid-19, gripe e multivacinação infantil segue na capital nesta quinta-feira

Nas UBSs e AMAs/UBSs integradas as doses são aplicadas das 7h às 19, já nos megapostos, das 8h às 17h

De Secretaria Especial de Comunicação

A vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite, além das imunizações previstas no Calendário Nacional de Vacinação, seguem na capital nesta quinta-feira (1º). 

Na vacinação contra a Covid-19, as crianças de 3 a 4 anos sem comorbidades já podem receber a primeira dose da Coronavac. Para isso, os responsáveis deverão apresentar documento de identificação (preferencialmente com CPF) do menor. A segunda dose é aplicada 28 dias após a primeira.

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes, para as crianças de 3 a 11 anos de idade, ou seja, não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.

A segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade. Para receber o imunizante, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (DA1) há pelo menos quatro meses. Já a terceira dose adicional (DA3) está disponível para as pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, seguindo o mesmo critério de prazo.

A população com 18 anos ou mais que iniciou o esquema vacinal com o imunizante da Janssen já pode receber a terceira dose adicional, desde que tenha tomado a segunda dose adicional há pelo menos 4 meses.

Vacinação contra gripe, sarampo e poliomielite

A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses.

Para a vacina contra o sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Contra a poliomielite, a Secretaria Municipal da Saúde participa, até 9 de setembro, da campanha nacional de vacinação, para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP).

Multivacinação infantil

AMAs/UBSs Integradas realizam também a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

Na cidade de São Paulo, a vacinação acontece todos os dias da semana em unidades de saúde e demais endereços. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

Serviço - Vacinação na capital 

1º de setembro de 2022 (quinta-feira)

Megapostos: Vacinação Adolescentes e Adultos - Funcionamento das 8h às 17h

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação Crianças, Adolescentes e Adultos - Funcionamento das 7h às 19h

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação Crianças, Adolescentes e Adultos - Funcionamento das 7h às 19h

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Acervo de vídeos
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Operação comida na mesa