Domingo, 19 de Novembro de 2023 | Horário: 17:00

III Expo Internacional Dia da Consciência Negra tem Baco Exu do Blues, Fat Family, “Mussum, O Filmis” nesta segunda-feira (20)

Cinco palcos distribuídos pelo Memorial terão também show do grupo Bom Gosto com Anderson Tobias, além de atividades para crianças e painéis de debates

A III Edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra terá mais de 25 atrações gratuitas nesta segunda-feira (20). Os portões do Memorial da América Latina abrirão às 10h da manhã. O cantor Baco Exu do Blues será o último a se apresentar no palco principal, a partir das 20h30.

Às 10h30, têm início os quatro painéis de debates do dia, realizados no auditório da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (antigo Parlatino). “(Re) Educação e Saúde da População Negra” é o tema do primeiro painel, que terá a participação de Kota Mulanji, Kwane Yonatan e Suzane Silva. Os demais debates abordarão ainda políticas afirmativas e processos de reparação. Um dos destaques é a presença da filósofa Katiuscia Ribeiro, que participa do painel “A cadeia produtiva e a economia do carnaval”.

Velha Guarda

No lounge da exposição, a partir das 10h30, a velha guarda da escola de samba Camisa Verde e Branco será recebida para um bate-papo. Esses sambistas da velha guarda de escolas paulistanas são verdadeiros griôs, sábios guardiões e guardiãs das tradições orais, da ancestralidade passada de geração a geração na contação de histórias, na música, no próprio carnaval.

Ao meio-dia, o samba abre as atrações do palco principal: o grupo Bom Gosto vai tocar com o cantor Anderson Tobias como convidado especial. Às 15h, será a vez dos sucessos dançantes de Fat Family, seguida pelo pagode de Marquinhos Sensação às 18h.

Cinema

“Mussum – O Filmis”, que rendeu a Aílton Graça o Kikito de Melhor Ator do Festival de Gramado este ano terá três exibições gratuitas na sala de projeções da Biblioteca Victor Civita. às 11h, 14h e 17h. Aílton é o embaixador oficial da Expo, e também participa de um painel de debates sobre a aplicação da Lei 10.639/03 e a mídia na terça, 21. A lei tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do país há duas décadas; em 2008, a legislação foi ampliada para contemplar também a temática indígena.

A celebração da norma, que foi uma das primeiras grandes ações afirmativas do Brasil, e ao mesmo tempo a reflexão sobre sua efetiva aplicação é o grande tema da III Expo.

Feira de afroempreendedores

O Memorial tem ao todo 5 palcos montados, além de praça de alimentação e feira de afroempreendedores, com mais de 180 expositores. No Palco Cultura, vai ter oficina de dança afro, apresentação do DJ Black Mad, da Rádio 105 FM, a apresentação do Forró Negro Sertãoperifa.

Palco Comunidade

Às 11h30, no Palco Comunidade, tem Vila do Sossego. Mais tarde, das 14h30 às 18h, é hora do baile!

Espaço Erê

A área dedicada às crianças também tem palco próprio e muitas atrações! Oficina Mão na Massa Sesana (11h e 15h) e contação de histórias com Botija (13h e 17h)

Entrada gratuita

A entrada é gratuita, mas tem de se cadastrar no site ou direto no local para liberar o acesso ao evento. Basta se cadastrar uma só vez, mas a entrada será limitada à lotação do espaço. Menores de idade só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis. Verifique a classificação indicativa e a programação completa de shows e debates no site.

A III Expo termina nesta terça-feira (21), em um dia dedicado às crianças e com a visita de diversas escolas municipais. O palco principal terá apresentações de MC Don Juan, Mumuzinho e Vanessa da Mata.

Sobre a Expo

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra é uma iniciativa da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, criada na gestão Ricardo Nunes e conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME).

Quando: até terça-feira (21) das 10h às 22h

Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.

Entrada gratuita mediante inscrição antecipada