Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021

GeoSampa disponibiliza mapa em 3D e tour virtual pela Avenida Paulista, que completa hoje 130 anos

Horário: 00:00
Com ajuda da plataforma online da Prefeitura, é possível percorrer e conhecer, sem sair de casa, o que a Paulista tem a oferecer, como museus, parque, imóveis históricos, bibliotecas, teatros e outros espaços culturais

A Avenida Paulista chega hoje aos seus 130 anos. Um dos cartões-postais da cidade de São Paulo, também reconhecida como um privilegiado corredor de atividades de cultura, esporte, lazer e turismo. Ao longo de seus quase 3 km de extensão, é possível conhecer muito da memória da cidade. O melhor é que, para planejar uma visita ou mesmo fazer um tour virtual pelo endereço mais simbólico do município, qualquer pessoa pode buscar ajuda, gratuita e on-line, no Portal GeoSampa, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

A ferramenta digital disponibiliza acesso a uma base oficial de dados do município de São Paulo, onde é possível encontrar uma série de informações sobre equipamentos públicos da cidade, que estão disponíveis em mais de 350 camadas. A busca também pode ser feita por localidade e é, dessa forma, que se pode percorrer e conhecer, sem sair de casa, o que a Paulista tem a oferecer, como museus, parque, imóveis históricos, bibliotecas, teatros e outros espaços culturais.

Em um mundo movido por aplicativos de GPS, onde os usuários podem conferir e encontrar locais e estabelecimentos, visualizar rotas, estimar tempo de viagem, obter informações sobre o trânsito e até conferir horários de ônibus, o GeoSampa vai além e oferece, em formato 3D, dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo. O interessado consegue localizar em formato aberto, por exemplo, onde estão instalados todos os equipamentos culturais e de lazer na Avenida Paulista ou em qualquer outro endereço na cidade.

Para ter acesso a todos esses dados, basta inserir o endereço na lupa disponível à esquerda do portal, e, logo à direita da tela, ativar a camada cultura. Feito isso, clicando nas respectivas abas, a plataforma apresentará no mapa digital um ícone referente ao equipamento público com informações sobre nome, localização e o telefone para informações.

Além disso, a viagem até o destino final pode começar antes mesmo de sair de casa, pois a ferramenta, que reúne imagens em 3D, permite realizar um passeio aéreo pela Avenida, ativando a aba Ortofoto 2017.

Todos os dados hospedados no maior acervo sobre a cidade de São Paulo são oficiais e constantemente atualizados pelas secretarias responsáveis, entre elas Esporte, Transportes, Cultura, Verde e Segurança Urbana.

130 anos da Avenida Paulista
Fundada em 8 de dezembro de 1891 e idealizada pelo engenheiro agrônomo Joaquim Eugênio da Lima, a famosa Paulista foi uma das primeiras vias históricas a serem planejadas na cidade.

Com um estilo arquitetônico de edificações que começaram a ser construídas no início do século XX, a Avenida Paulista revolucionou a cidade e quebrou as tradições urbanísticas.

Hoje, além de abrigar espaços culturais como o Masp, o Centro Cultural Fiesp, a Casa das Rosas, e ser palco de grandes eventos como o Réveillon e a Corrida de São Silvestre, ela é considerada também um ambiente democrático, por ser o ponto focal das grandes manifestações que ocorrem no país.

O que é GeoSampa?
O Portal Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reunindo dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.

Todo conteúdo disponibilizado no GeoSampa é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis. O Portal oferece diversos tipos de informações ao usuário. Por exemplo, é possível localizar no mapa bibliotecas, museus e teatros, assim como escolas públicas, equipamentos de saúde, como hospitais e UBS (Unidade Básica de Saúde), terminais de ônibus e parques. Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas. Todos esses dados estão disponíveis para download.

Até novembro de 2021, o Portal recebeu mais de 2,3 milhões de visitas, registrando, assim, o recorde anual de acessos se comparado a 2020, que encerrou o ano com 2,2 milhões de acessos.

Como acessar o GeoSampa?
Para consultar informações na plataforma, basta selecionar a camada desejada no menu à direita da tela. Algumas dessas opções são acompanhadas de legenda, facilitando a compreensão do usuário.

Os dados também podem ser baixados. Para isso, clique no ícone “Download de Arquivos”, representado pela figura do mapa de São Paulo com uma seta ao lado para baixo e localizado no menu esquerdo de ferramentas, e escolha o tema e formato de arquivo desejados.

A partir do ícone “Pesquisar”, simbolizado por uma lupa e também situado no menu esquerdo, é possível filtrar a pesquisa por endereço, subprefeitura, distrito, setor, marco geodésico e mapa articulado.

Clique aqui para realizar o tour pela Avenida Paulista por meio do GeoSampa.