Notícia na íntegra

Quarta-feira, 24 de Março de 2021

Feriado emergencial: Confira o funcionamento dos serviços municipais

Horário: 00:00
Evolução da pandemia na capital fez com que feriados municipais fossem antecipados para estimular isolamento social e assim diminuir os números de internações e óbitos pela doença

*Atualizada em 25/03 as 17h34*

Na última quinta-feira (18), o prefeito Bruno Covas anunciou a antecipação de cinco feriados municipais a partir desta sexta-feira (26). Durante dez dias, os serviços prestados pela Prefeitura, que são permitidos durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo, poderão sofrer alterações. A medida segue até o domingo (04/04) e neste período, a recomendação é para que as pessoas fiquem em suas casas, mantendo o isolamento social. A ação tem o objetivo de diminuir a contaminação do Coronavírus e assim evitar colapsos nas redes de saúde e funerária da capital.


 

A antecipação dos feriados segue como aconteceu em 2020, quando grande parte da população permaneceu em casa, ajudando a conter a pandemia, forçando a cidade a parar, pois quanto mais pessoas circulam, maior é a possibilidade de serem infectadas ao mesmo tempo, provocando a sobrecarga nos sistemas de saúde (seja ele público ou particular) e funerário.

Os feriados antecipados serão:

  • Corpus Christi – 3 de junho de 2021
  • Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
  • Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022
  • Corpus Christi – 16 de junho de 2022
  • Consciência Negra – 20 de novembro de 2022

 

RODÍZIO MUNICIPAL
O rodízio municipal para veículos será mantido no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário para carros (das 20h às 5h do dia seguinte). Clique aqui para saber os detalhes.

 

 

Confira abaixo o funcionamento dos serviços municipais que prestam atendimento ao público:

 

SAÚDE
Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril (feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022 e do aniversário da cidade de 2022), todos os serviços de Saúde da capital funcionarão de forma ininterrupta. Alguns serviços só fecham no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão (2 de abril), permanecendo apenas os essenciais e plantões. Clique aqui e veja as alterações


ABASTECIMENTO
As feiras livres funcionarão normalmente. Clique aqui para visualizar o funcionamento dos mercados e sacolões. 


ASSISTÊNCIA SOCIAL
Permanecerão abertos os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, Centro-Dia do Idoso e Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ).

Os serviços da Proteção Social Básica e os da Proteção Social Especial de Média Complexidade, não mencionados acima, estarão fechados.

Unidades Estatais
Os equipamentos e demais unidades da SMADS funcionarão nos termos da Portaria nº 12/SMADS/2021. Os servidores ficam convocados para cumprirem suas jornadas no período mencionado e poderão usufruir das folgas correspondentes até 31/12/2022.


CICLOFAIXAS DE LAZER

Em função da prorrogação da Fase Emergencial do Plano SP e dos indicadores da pandemia no município, a ciclofaixa de lazer não será ativada neste domingo (28/3) e permanecerá suspensa por prazo indeterminado.


CULTURA

Todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuarão suspensos. Bibliotecas, centros culturais, casas de cultura, teatros e outros espaços apenas com atividades online.

Os eventos para o Mês do Hip Hop e o Mês da Mulher permanecerão exclusivamente de forma virtual e com regras rígidas sobre os protocolos de segurança na produção. 
O Festival Verão Sem Censura, programado para a segunda quinzena de março, será adiado e o Plano de Amparo à Cultura, lançado em fevereiro, continua sendo executado normalmente nesse período.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Trabalho: Os Cates (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) ficarão fechados e funcionarão de forma on-line cadastrando pessoas pelo site do Cate

O atendimento ao empreendedor seguirá funcionando na Ade Sampa por telefone, no número 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.


DIREITOS HUMANOS
Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania continuarão próximos à população neste momento em que as pessoas podem ficar mais vulneráveis às violações e precisam da garantia de direitos à dignidade. Clique aqui para conferir o funcionamento completo.


ECOPONTOS
Durante todo o feriado, os equipamentos funcionarão das 6h às 18h. Clique aqui para conferir os endereços e saber como funcionam. 


ESPORTES
Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) permanecerão fechados enquanto perdurar a fase emergencial. Não haverá atendimento presencial em nenhuma unidade, não será permitido nenhum tipo de atividade, e foram suspensos todos os eventos esportivos.

 

FAZENDA
O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) – Praça do Patriarca, 69, Centro – não terá atendimento presencial enquanto durar da Fase Vermelha do Plano São Paulo. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis via Portal SP 156 

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA
Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados.


HABITAÇÃO
Em cumprimento às medidas restritivas de combate à pandemia, a partir de sexta-feira (26/03), até o próximo dia 4 de abril, as atividades de atendimento presencial estarão suspensas na Secretaria Municipal de Habitação .

A Central de Atendimento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) não funcionará neste período.

 

HOSPITAIS VETERINÁRIOS
Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão em todos os feriados antecipados, ou seja, nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril e só estarão fechados no dia 2 de abril (Sexta-feira Santa). Clique aqui para conferir como será o funcionamento e os endereços das unidades.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA
As Centrais de Intermediação em Libras funcionarão normalmente. Já a realização da Paraoficina Móvel ficará sem operar nos dias 26, 29, 30, 31/3, 1/4  e 2/4. A programação retorna a partir de 5 de abril. Clique aqui  para saber os detalhes.

 

SERVICO FUNERÁRIO
A partir desta quinta-feira (25).Serviço Funerário do Município de São Paulo irá ampliar horário para a realização de sepultamentos nas unidades Vila Formosa (Zona Leste), São Luiz (Zona Sul), Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte) e São Pedro (Zona Leste),  até as 22 horas. As demais unidades permanecerão com horário normal de funcionamento, das 7h às 18h. Clique aqui e saiba mais.

 

SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento permanecerão fechadas.

 

TRÂNSITO E TRANSPORTES
 O atendimento presencial ao público seguirá suspenso em todas as dependências da Secretaria Municipal de Transportes durante os feriados antecipados, entre os dias 26 de março e 4 de abril. A medida já está em vigor desde o dia 6 de março, seguindo as determinações do Decreto nº 60.107, de 03 de março de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19. Clique aqui para conferir o funcionamento de serviços relacionados a Zona Azul, transporte público (SPTRANS), DSV e DTP.

 

VERDE E MEIO AMBIENTE
Todos os parques municipais urbanos e naturais permanecerão fechados enquanto perdurar a Fase Emergencial de enfrentamento à pandemia. A medida segue as determinações do Governo do Estado.

Animais Silvestres
O atendimento da Divisão de Fauna Silvestre sofrerá alterações. Em casos de urgência e emergência (animais lesionados ou acidentados), entre em contato via telefone (11) 3885-6669 ou WhatsApp (11) 96715-5424. Em casos de entrega voluntária de animais que estejam saudáveis, deverá ser realizado um agendamento prévio pelos mesmos números de telefone, evitando assim aglomerações no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres  (CeMaCAS).

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental.
Vale lembrar que a remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn