Quinta-feira, 27 de Julho de 2023 | Horário: 15:03

Feminismo Negro é tema de palestras do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município na próxima segunda-feira

Evento será transmitido pelo YouTube a partir das 17h. Inscrições devem ser feitas até as 18h desta sexta-feira (28)

O Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município promove na próxima segunda-feira (31), com transmissão pelo YouTube, a partir das 17h, mais um evento da série de palestras CEJUR Cultura. Inspirada no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no último dia 25, a apresentação abordará o tema “Feminismo Negro", que surge das interseções de raça, gênero e classe na luta pela igualdade, buscando desafiar e transformar as estruturas de opressão, além de promover a emancipação das mulheres negras e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos e todas.

As inscrições para participação devem ser feitas por meio deste link, até as 18h de amanhã (sexta-feira, 28), ou quando for atingido o limite de 2.500 cadastramentos. Haverá emissão de certificado, mediante o registro prévio e o preenchimento obrigatório da ficha de presença, que será disponibilizada no dia e hora de realização do evento.

O objetivo do CEJUR, ao abordar esse tema, é contribuir para a construção de um ambiente mais justo, inclusivo e equitativo no serviço público. Um espaço que deve considerar as experiências únicas das mulheres negras por meio da adoção de uma abordagem interseccional, fornecendo ferramentas para lidar com o racismo estrutural e o sexismo no ambiente de trabalho, contribuindo para a erradicação do assédio e da discriminação enfrentados pelas mulheres negras.

Participantes

A abertura da conferência contará com a participação da secretária municipal de Justiça, Dra. Eunice Prudente; de Dulcilei da Conceição Lima, doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC; mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em História (FFLCH- USP), além de Aldenir Dida Dias, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP; pesquisadora das Relações Étnico Raciais e Gênero; Feminismos; Estudos Africanos e ativista feminista antirracista.