Notícia na íntegra

Terça-feira, 4 de Outubro de 2022 | Horário: 20:15

Expectativa de frio amplia prazo de duração da Operação Baixas Temperaturas

A ação, que deveria terminar em 30 de setembro, seguirá até o dia 31 de outubro.

A Prefeitura de São Paulo estende a vigência da Operação Baixas Temperaturas (OBT), até 31 de outubro. O decreto foi publicado na edição de sábado (1) do Diário Oficial do Município. A decisão de prorrogar por mais um mês visa manter a rede ampliada de acolhimento, o atendimento em tendas (sempre que a temperatura atingir 10 °C ou menos) e a busca ativa de pessoas em situação de rua durante as noites e madrugadas.

De acordo com previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o mês de outubro seguirá a tendência dos meses anteriores e poderá apresentar oscilações de temperaturas e períodos de frio mais intenso. Até o momento, a média mínima mensal foi 14,6°C e está abaixo de anos anteriores (em 2020, 16,9°C, e em 2021, 15,3°C).  

Segundo o CGE, a média mínima de temperatura no período de julho a outubro deste ano é a mais baixa desde 2019, com 13,3°C. Em 2021, a média mínima mensal foi de 13,9° C e, em 2020, 14,5°C. 

A Operação foi iniciada em dia 30 de abril. O objetivo é zelar pela segurança da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios. Desde o início da OBT até o dia 03 de outubro, já foram registrados 2.513.313 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial. Lembrando que uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez.  

Neste mesmo período, foram distribuídos mais de 171 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua. 

Tendas

Entre os dias 17 de maio e 1º de outubro, foram prestados mais de 279 mil atendimentos nas dez tendas espalhadas pela cidade. Foram entregues mais de 298 mil alimentos, entre sopas, bebidas quentes e água, além de 3.217 vacinas foram aplicadas (Covid-19 e Influenza). 

Vagas 

A rede socioassistencial conta com mais de 20 mil vagas. Para a Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2022, foram criadas 2.299 novas vagas, distribuídas em equipamentos como Centros de Acolhida, Centros Esportivos e Núcleos de Convivência. 

Haverá mais 500 vagas nos prédios cedidos pela Fundação Casa, que estão em fase de análise técnica e adequações estruturais, sendo que as primeiras 100 vagas para famílias foram abertas no mês de agosto, no Itaim Paulista, na zona leste da cidade. 

Doações 

Os munícipes ou empresas que queiram realizar doações de bens e serviços para a OBT, deverão entrar em contato por meio do e-mail smadsalmoxarifado@prefeitura.sp.gov.br, mencionando os detalhes da doação (quantidade de bens ou serviços que serão doados e demais informações). 

Endereço das tendas

Centro 

Sé – Praça da Sé 

Santa Cecília – Praça Marechal Deodoro 

 

Zona Leste 

Itaquera – Av. Musgo de Flôr com Av. Imperador (embaixo do viaduto da Jacu Pêssego) 

Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n. 

Mooca – Praça Cid Jose da Silva Campanella 

 

Zona Sul 

Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54 

Capela do Socorro – Rua Rubens Souto de Araújo, 948 – Cidade Dutra 

 

Zona Oeste 

Lapa – Praça Miguel Dell´Erba 

 

Zona Norte 

Santana – Praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira) 

Vila Maria – Praça Novo Mundo, Parque Novo Mundo 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn