Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

Estudo revela que variante indiana não circula em São Paulo

Horário: 00:00
Cepa de Manaus ainda predomina na cidade, presente em mais de 90% dos casos analisados

Durante toda a pandemia, a Prefeitura de São Paulo acompanha estudos científicos para embasar as decisões que são tomadas pelo município. Uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com três institutos que analisam as novas variantes do Coronavírus em circulação revelou que até esta segunda-feira (14) não foi constatado nenhum registro da circulação da variante B.1.617 (indiana) no município. Os dados foram apresentados pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, durante uma visita à barreira sanitária instalada no terminal Tietê, na Zona Norte.

A análise das amostras rastreadas mostra que a variante P1 (Manaus) do novo Coronavírus corresponde a mais de 90% do total verificado entre os meses de abril (já era de 70%) e maio. Em março de 2021, o índice era de 79%.

O secretário Edson Aparecido explicou como são realizados os estudos. “Há mais de 30 dias, todas às segundas-feiras, nós enviamos 250 amostras de testes covid positivo colhidos em toda a cidade. Com esses testes é feito o sequenciamento genético por parte do Instituto Butantan, Instituto Adolfo Lutz e, também, do Instituto de Medicina Tropical. Na semana passada conclui-se o estudo de todos esses testes enviados a esses institutos e nós não temos nesse momento a circulação da variante indiana na cidade de São Paulo”, destacou

Desde o mês passado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificou as ações de prevenção da Sars-Cov-2 no município, com atenção especial ao controle de entrada das novas variantes na cidade.

“Este trabalho da Vigilância Genômica está sendo feito pela Prefeitura de São Paulo para se antecipar. Uma ação conjunta para ver se existe ou não [a presença de novas variantes do vírus na cidade”, disse o prefeito quando anunciou a pesquisa.