Quinta-feira, 17 de Março de 2022 | Horário: 13:53

Estudo aponta São Paulo como a melhor cidade para empreender no Brasil

Índice mostra o desempenho dos 101 municípios mais populosos e é o principal raio-X do ambiente de negócios no país. Prefeitura de São Paulo atende empreendedores por meio da Adesampa

São Paulo foi eleita a principal cidade para empreender no Brasil segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O levantamento tendo como base dados de 2021 é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro.

Em sua sexta edição, o índice analisou o ambiente de negócios das 100 + 1 cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais cidades possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor e por quê.

A seleção dos critérios considerou os determinantes (Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora) e a cidade de São Paulo conquistou o primeiro lugar no ranking geral, seguida de Florianópolis (segundo) e Curitiba (terceiro).

São Paulo liderou três (Infraestrutura, Acesso a Capital e Inovação) dos itens mais determinantes segundo o levantamento. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

A liderança da capital paulista no determinante Infraestrutura se deu devido ao seu porte populacional, que faz com que a cidade consiga manter uma rede de conectividade que pesa a seu favor, principalmente no que se refere às condições favoráveis a um ambiente empreendedor. A localização de São Paulo também é privilegiada e auxilia nos bons resultados da cidade em termos de infraestrutura. A capital está localizada muito próxima de diversos pólos econômicos importantes, o que aumenta os seus números em conectividade via rodovias.

Já no determinante Acesso a Capital, foi levado em conta a disponibilidade de recursos para investir no negócio, seja em sua fase inicial seja em momentos de crescimento. A dificuldade de acesso a capital é apontada como um dos principais desafios dos empreendedores brasileiros.

Por fim, a cidade também liderou o determinante Inovação, que leva em consideração o atual contexto globalizado e interconectado, que demanda que os empreendedores estejam atentos e integrados às inovações apresentadas no mercado, além de que sejam criativos e produzam novas tecnologias capazes de otimizar o tempo gasto pelas pessoas em suas tarefas cotidianas.

Apoio e atendimento aos empreendedores da capital

A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) atende empreendedores paulistanos que buscam os serviços como tirar dúvidas sobre abertura de empresas, emissão de documentos, além de ofertar diversas linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios. Clique aqui e saiba mais.

Para apoiar negócios inovadores das periferias da cidade, a Prefeitura de São Paulo criou o Vai Tec - Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas, que tem como objetivo fortalecer o ecossistema do empreendedorismo de jovens na área de tecnologia nas regiões periféricas de São Paulo. O auxílio é por meio de mentorias, oficinas e assessorias, além de aporte financeiro para investimentos nos negócios.

Nessa mesma linha, também existe o “Fábrica de Negócios”, programa que qualifica e apoia pessoas que querem abrir seu negócio ou desejam aprimorar um empreendimento já existente de diferentes tipos de empreendedores. O Fábrica de Negócios objetiva apoiar pessoas a validar e testar empreendimentos inovadores das periferias de São Paulo, além de se conectarem com as potências e ativos existentes em seus territórios e assim identificarem oportunidades de mercado para soluções inovadoras.

Para que os empreendedores desenvolvam suas empresas e projetos com toda a infraestrutura necessária a Prefeitura de São Paulo também criou a rede de coworkings públicos totalmente gratuitos e direcionados a empreendedores da periferia. São espaços de trabalho colaborativo para empreendedores com acesso à internet, sala de reunião, mentorias, palestras e oficinas, além de estimular o networking dos empreendedores da região.

A SMDET também dá ênfase a programas, projetos e ações de empreendedorismo ligado ao desenvolvimento sustentável. Acesse o site e acompanhe todas as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Menos burocracia

Para incentivar o empreendedorismo junto aos trabalhadores de atividades legais, a Prefeitura de São Paulo criou o Programa Tô Legal! que democratiza os espaços de trabalho e facilita a geração de renda, com um sistema totalmente informatizado, que elimina a burocracia e fornece autorização temporária para o comércio nas vias públicas da cidade ao trabalhador que deseja vender os seus produtos e atuar dentro da legalidade. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.