Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023 | Horário: 18:08

Escolas de Samba de São Paulo fazem últimos ajustes para o desfile no Carnaval 2023

O prefeito Ricardo Nunes visitou a Fábrica do Samba nesta segunda-feira (30) e verificou os preparativos para os desfiles no Anhembi.
1408378-Visita à Nova Sede da Liga das Escolas de Samba de São Paulo na Fábrica do Samba I

São Paulo se prepara para o Carnaval 2023, com organização e inclusão. Nesta segunda-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes esteve da Fábrica do Samba, no bairro do Bom Retiro, e visitou os galpões onde estão sendo preparados os desfiles. O convite foi feito pela Liga Independente das Escolas de Samba.

O prefeito destacou a importância do trabalho de todos os envolvidos nos desfiles, que acontecem no Sambódromo do Anhembi. “Estar aqui é mais um gesto de agradecimento e reconhecimento por parte da Prefeitura pelo empenho das 34 Escolas. Isso gera emprego, renda e visibilidade para a cidade”, disse o prefeito. “Temos desenvolvido projetos focados em eventos de todos os tipos, futebol, automobilismo, música, além do Carnaval. pois sabemos o quanto é significativo para São Paulo”, afirmou Ricardo Nunes.

Na visita, o prefeito ressaltou o empenho do município na continuidade das obras da Fábrica do Samba. “A construção ficou parada por anos. Retomamos e entregamos no ano passado, mesmo sem a prometida verba Federal, pois sabemos a dimensão dessa festa e como era necessário esse local. Fortalecer o trabalho de vocês é fortalecer a nossa cidade. Exatamente por isso, a nossa administração sabe que precisamos dar apoio em todos os sentidos para que o Carnaval aconteça”, destacou Ricardo Nunes.

Paralelamente, estão em curso os preparativos para o Carnaval de Rua, que reúne milhões de pessoas. A festa também movimenta o mercado de trabalho e traz recursos ao município. “Os desfiles no Anhembi e os blocos de ruas se somam, garantindo o acesso de todos á diversão, movimentando a nossa economia”.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carrioulo, salientou o apoio dado ao Carnaval. “Reconhecemos o quanto a prefeitura tem trabalhado pela festa do samba na cidade. Queremos estreitar cada vez mais esses laços”, afirmou o presidente da Liga.

Samba com as Mãos

Neste domingo (29), a Prefeitura lançou a 7ª Edição do “Samba Com as Mãos. A ação, que traduz sambas-enredo em Libras, é realizada em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Na visita à Fábrica do Samba, o prefeito Ricardo Nunes pediu empenho das escolas no sentido de trabalhar a inclusão no samba. “Estivemos na quadra da Mancha Verde para esse lançamento, e vimos pessoas com deficiência empolgados. Essa questão precisa estar no radar das Escolas de São Paulo”, destacou o prefeito.

Fábrica do Samba

A Fábrica do Samba é composta por 14 galpões, distribuídos em três blocos (Bloco A – 3 galpões, Bloco B – 4 galpões e Bloco C – 7 galpões). São áreas projetadas para que as agremiações tenham estrutura eficiente para realizar suas atividades.

Cada um dos galpões conta com pé direito de 18 metros, 4 mil m² de área construída, elevador social, elevador de carga para até 1,5 mil kg, cozinha, refeitório, banheiros, vestiários, oficinas de serralheria e marcenaria, ateliers de costura, doca para recebimento de materiais, espaço para reciclagem, sistema de combate à incêndios e área para modelagem dos carros alegóricos.

Sambódromo

De acordo com a Liga das Escolas de São Paulo, os quatro dias de desfile atraem mais de 110 mil espectadores, além dos cerca de 30 mil componentes. A pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris, mostrou que, na festa de 2022, a movimentação financeira gerada pelo evento para a capital foi em torno de R$ 254 milhões. A expectativa para este ano é que os números sejam superiores.

Fotos da visita

Vídeo 1 da visita