Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023 | Horário: 18:58

Escola Municipal de Iniciação Artística é inaugurada no Parque Chácara Jockey

As inscrições para cursos de música, teatro, dança e artes visuais estão abertas para crianças de 5 a 12 anos
1137548-nauguração da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística Parque Chácara do Jockey

A Prefeitura de São Paulo inaugura a terceira unidade da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia), desta vez no Parque Chácara do Jockey, zona sul. A unidade vai oferecer cursos de música, teatro, dança e artes visuais para crianças de 5 a 12 anos. A Escola é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura.

A inauguração fez parte das comemorações de 469 anos da cidade, completados nesta quarta-feira (25). Para o prefeito Ricardo Nunes, “a criação do Parque Chácara Jockey e da Escola Municipal de Iniciação Artística são exemplos da importância da atuação da sociedade para alcançar os seus objetivos. É uma alegria ver esse espaço sendo usado como parque”, disse o prefeito.

“Estamos abrindo a porta da nossa Escola Municipal de Iniciação Artística, que vai receber as crianças de 5 a 12 anos da região. A Emia que, durante 40 anos só existia no Jabaquara, agora chega à Chácara do Jockey, depois da sua primeira expansão para a Brasilândia no ano passado”, afirmou a secretária municipal da Cultura, Aline Torres. “A Escola tem proposta única de ensino de arte, onde as crianças aprendem música, dança, artes visuais, teatro. Tudo isso de maneira integrada, com professores incríveis. Com isso, as crianças poderão transformar suas vidas”, disse Aline Torres.

As inscrições on-line para vagas de ingresso ao curso regular de iniciação artística e as oficinas livres para o ano de 2023 estão abertas. Além do curso regular, as crianças que não corresponderem à faixa etária de ingresso poderão se inscrever para os cursos de oficinas.

Cronograma

As inscrições poderão ser feitas até o dia primeiro de fevereiro pelo link https://forms.gle/muXFFe7PaVGcvLDy5 . O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição e seguindo o sistema de cotas. Caso haja um número maior de inscritos do que vagas será realizado um sorteio entre os dias 02 e 07/02, para gerar lista de classificação e, consequentemente, lista de espera.

As matrículas serão feitas entre os dias 8 e 15/02. Serão necessárias as cópias dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento da criança; RG da mãe, pai ou responsável; comprovante de residência; comprovante de matrícula da escola regular; carteira de vacinação atualizada; e 1 foto 3x4 da criança.

História
A EMIA é uma escola de iniciação artística que atende crianças de 5 a 12 anos no curso regular e diferentes faixas etárias com as oficinas livres voltadas para o público de jovens, adultos, adolescentes e familiares. A escola foi fundada em 1980 dentro do Parque Lina e Paulo Raia no bairro do Jabaquara e em 2022 inicia seu processo de expansão para novos territórios, nas quatro macrorregiões, englobando Brasilândia, Parelheiros, Itaim Paulista e Vila Sônia.

A estrutura artístico-pedagógica da escola é fundamentada no princípio de integração das linguagens artística, sendo atuantes na EMIA as artes visuais, a dança, a música, o teatro e as diversas manifestações artísticas de cunho popular oriundas das matrizes africanas, indígenas e afro-brasileiras.

Fotos da inauguração

Vídeo da inauguração

Vídeo da fala do prefeito