Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023

Equipes de limpeza recolhem mais de 694 toneladas de lixo durante o Carnaval

Horário: 00:00
Trabalho contou com muitas equipes e equipamentos; Saúde realizou 2.054 atendimentos durante os dias de festa na capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp), retirou 694,45 toneladas de lixo das vias da capital ao longo dos dias 11, 12, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro de Carnaval na cidade. A expectativa é reciclar mais de 50% do material coletado, número que pode variar em caso de chuva por contaminação do resíduo.

Em média, 2.653 pessoas atuaram por dia na varrição e 351 veículos foram usados na limpeza. Nos seis dias de festa, foram utilizados 3.395 metros cúbicos de água de reuso e 8.325 litros de desinfetante para a limpeza das vias. No trajeto dos blocos, foram disponibilizados em média diária, 286 contêineres, cestos aramados, 528 papeleiras e 170 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

A Selimp faz a gestão dos resíduos sólidos e limpeza das vias públicas e praças onde ocorreram os desfiles. É a limpeza mais rápida do país, após realização de eventos – em cerca de 40 minutos, as vias da cidade são devidamente limpas, lavadas e entregues para a livre circulação diária de pessoas e veículos.

Apreensões

Durantes os dias de festa, equipes da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) lacraram 1.231 sacos de produtos comercializados de forma irregular. Esses produtos apreendidos eram, em sua maioria, bebidas alcoólicas. Os ambulantes têm, de acordo com a Lei nº 11.112/1991, 30 dias para fazer a retirada dos produtos que possuem nota fiscal. Após este prazo, os produtos passam a ser de domínio público, podendo ser destruídos ou doados.

Horário

Todos os blocos encerraram seus desfiles no horário definido com a Prefeitura de São Paulo. Os agentes vistores também não flagraram pessoas urinando em público. A Lei n° 16.647/2017 dispõe sobre a aplicação de sanções à pessoa que urinar em via pública e o valor atual da multa é de R$ 668,43.

Saúde

A logística de atendimento médico organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dedicada aos foliões da capital, registrou um total 2.054 atendimentos nos quatro dias oficiais de folia e no fim de semana pré-Carnaval, além de 67 remoções para unidades hospitalares.

Clique aqui e saiba mais sobre os atendimentos de Saúde durante o Carnaval.