Quinta-feira, 1 de Setembro de 2022 | Horário: 18:06

Entidade filantrópica que abriga pessoas idosas vulneráveis inaugura centro gastronômico

O projeto foi financiado com recursos do Fundo Municipal do Idoso (FMID) e vai ajudar na geração de renda para a instituição

A Casa Ondina Lobo, na zona sul de São Paulo, inaugurou nesta terça-feira (30), um Centro Gastronômico Intergeracional que foi construído com recursos do Fundo Municipal do Idoso (FMID), de responsabilidade da Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

O investimento foi de R$ 778 mil e o centro gastronômico será utilizado para dar aulas de gastronomia e educação nutricional e também com intuito de gerar renda para custear as despesas da instituição, além de proporcionar mais um espaço de integração e convívio para os seus moradores, pessoas idosas de outras instituições filantrópicas, crianças e jovens de serviços socioassistenciais.

Atualmente, são 61 moradores que recebem atenção integral da casa, que foi fundada por Ondina Lobo há 72 anos para abrigar pessoas idosas que não têm recursos financeiros para se manter.

A primeira-dama do município, Regina Nunes, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, e a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Cida Portela, participaram da cerimônia de inauguração, que reuniu administradores voluntários, moradores e convidados.

O presidente voluntário da instituição, Paulo Coelho, falou sobre a personagem Ondina Lobo que costumava, “pelas suas qualidades excepcionais” atender as mais variadas pessoas que a procuravam em busca de conselhos.

“Um dia ela recebeu um jovem casal que pediu conselhos para cuidar do filho que não tinha um bom desempenho escolar. Esse rapaz, chamado Carlos Caldeira Filho, fundaria mais tarde o jornal Folha de São Paulo. Para retribuir, ele comprou o terreno onde a casa está localizada e pagou as despesas para a fundação do empreendimento. Ondina morreu antes da inauguração da casa e atualmente ela é gerenciada por voluntários”, contou Paulo Coelho.

Uma moradora também falou durante a cerimônia. Muito emocionada, Dona Severina disse que trabalhou por 60 anos em uma casa de família. Quando perdeu o emprego não tinha para onde ir. “Um amigo descobriu a Casa Ondina Lobo pelas redes sociais e me trouxe para cá. Eu vivi na casa dessa família até o ano passado e depois disso eu me vi na rua. Fui muito bem recebida, muito bem tratada, estou muito feliz e acho que comecei a viver a minha vida agora”, completou.

No final da cerimônia, a primeira-dama e a secretária participaram de uma oficina de decoração de doces, junto com os moradores e demais convidados.

O que é o FMID

O Fundo Municipal do Idoso (FMID) destina-se a financiar projetos que assegurem os direitos da pessoa idosa, fortalecendo a autonomia, a integração e a participação efetiva dessa população na sociedade.

Os recursos do fundo são provenientes do orçamento público, de doações incentivadas (dedução do imposto de renda devido) de pessoas físicas e jurídicas, de doações de bens, de fundos nacionais e estaduais, entre outras fontes de receita que compõem o fundo.

Qualquer pessoa pode doar com o direcionamento do seu imposto de renda, isso pode ser feito no momento da próxima declaração.