Notícia na íntegra

Sábado, 27 de Maio de 2023 | Horário: 18:55

Em Heliópolis, prefeito abre a Virada Cultural 2023 e ressalta organização

Evento acontece entre sábado (27) e domingo (28) com 500 atrações trazendo do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró e sertanejo nas arenas da cidade
781863-Arena Heliópolis na Virada Cultural

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, abriu a Virada Cultural do Pertencimento 2023 neste sábado (27), na Arena Heliópolis, convidando a população a aproveitarem o evento para amar a cidade. Nunes disse ainda que a festa está “muito bem planejada e organizada”. Que a gente possa curtir, se divertir, amar a cidade, e parar de falar mal da nossa cidade. Vamos amar São Paulo, é uma cidade sensacional”, disse o prefeito. 

Em sua 18ª edição, a Virada Cultural conta com diversas atrações espalhadores por todas as regiões da cidade em 12 arenas e equipamentos públicos. Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, o evento segue no domingo (28) e deve reunir 4 milhões de pessoas nas mais de 500 atrações programadas para o fim de semana, gerando um retorno de R$ 400 milhões para o município. 

Para o prefeito, a Virada é mais um grande evento que coloca São Paulo como “um grande palco mundial da cultura”. “Os eventos que a gente tem feito todos estão com superlotação, a gente está com um volume enorme de demanda por eventos na cidade. Como ocorreu no Carnaval, batemos recorde de público, com 15 milhões de pessoas, mais de 90% avaliando positivamente, no aniversário de São Paulo, no réveillon na Paulista, todos os grandes eventos que a gente está fazendo cada vez mais tem um público maior” destacou.  

O presidente da SPTuris, Gustavo Pires, ressaltou o retorno financeiro para a cidade. “Pelo fato de estar descentralizada, o comerciante da periferia vai arrecadar tanto quanto o da região central”, disse. 

Neste ano, o modelo descentralizado da edição 2022 criado pela Secretaria Municipal da Cultura é ampliado, com três novas arenas, na Capela do Socorro, Parelheiros e Heliópolis, além das apresentações em equipamentos culturais.  


Atrações
A agenda do evento reúne os maiores artistas do cenário cultural nacional e até internacional, trazendo referências do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró e sertanejo. A programação completa está na página viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.  

Assim como na edição passada, o evento deste ano preza por oferecer, tanto à população quanto aos artistas, o sentimento de se ver como protagonista, independente da linguagem ou manifestação expressa. O maior evento cultural da capital paulista está presente em todas as regiões da cidade, de forma a valorizar as mais diversas realidades que compõem a nossa São Paulo.  

Ao todo, são 12 arenas espalhadas por todas as regiões da cidade. São eles: Capela do Socorro (Zona Sul), Campo Limpo (Zona Sul), Heliópolis (Zona Sul), M'Boi Mirim (Zona Sul), Parelheiros (Zona Sul), Brasilândia (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Cidade Tiradentes (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste), São Miguel Paulista (Zona Leste), Butantã (Zona Oeste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).  


Equipamentos culturais
A Virada Cultural do Pertencimento 2023 leva programação para 49 equipamentos culturais municipais (4 teatros regionais (além do Theatro Municipal), 15 casas de cultura, 12 centros culturais, 4 museus, 11 bibliotecas e 2 CEUs  


Viradinha
Para além da programação de shows, todas as arenas apresentam, no domingo, a Viradinha, das 9h ao meio-dia, com atividades e espetáculos voltados para crianças de todas as idades. A programação infantil também conta com Palavra Cantada, no Campo Limpo; Cumbia Cavalera, na Brasilândia; Queen Live Kids, em São Miguel; 16 Toneladas, em Interlagos; Bloquinho Gente Miúda, no M’Boi Mirim; entre outras.  

Saiba mais clicando aqui  


Segurança
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçará o patrulhamento comunitário e preventivo durante a Virada Cultural do Pertencimento 2023. A Prefeitura atuará em parceria com o Governo do Estado, por meio de um trabalho integrado entre a GCM, a Polícia Militar e a Polícia Civil.  

As 32 Inspetorias Regionais da GCM, distribuídas em todas as regiões da Cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), além das Inspetorias Especializadas da Guarda, atuarão no evento, totalizando um reforço de aproximadamente 720 agentes e 260 viaturas, exclusivamente dedicados para a proteção da população durante os dois dias de eventos, considerando as características de cada atração.  

A segurança para realização dos eventos também será reforçada com a contratação de 2.270 profissionais de segurança privada.  


Infraestrutura
Para garantir a realização do evento, a Prefeitura de São Paulo providenciou uma grande infraestrutura com 17.760 metros de cercamentos (grades, tapumes), 1.260 metros de barricadas anti-pânico, 174 tendas, mais de 850 banheiros químicos e 95 geradores de energia.  

A festa contará com o suporte de 766 bombeiros civis que foram contratados para o evento.  


Saúde
Os munícipes que necessitarem de algum atendimento de Saúde de emergência contarão com 11 postos médicos e 44 ambulâncias de remoção e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis espalhados pela cidade.  


Transporte
Para realização do evento nos dias 27 e 28 de maio, a SPTrans irá alterar itinerários ou pontos de 52 linhas que atendem a 10 palcos espalhados pela cidade. Durante a madrugada, os passageiros terão à disposição 150 linhas do Noturno que irão operar normalmente.   

Clique aqui e saiba mais. 


Limpeza
A Secretaria Municipal das Subprefeituras atuará na limpeza urbana. Durante a realização da Virada Cultural, neste sábado (27) e domingo (28), a Limpeza Urbana contará com um efetivo de 319 colaboradores, 174 veículos, 188 cestos aramados, 130 papeleiras e 63 PEVS (Pontos de Entrega Voluntária). A limpeza será feita nos locais onde foram instaladas as arenas e outros endereços onde há previsão de apresentações. 

Durante a Virada Cultural, agentes das 32 subprefeituras e da Secretaria Municipal das Subprefeituras farão a fiscalização do comércio de ambulantes nos locais onde terão apresentações.  

  

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn