Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2023 | Horário: 14:30

Ecoponto São Luís é inaugurado na região de M’Boi Mirim

Equipamento foi entregue à população na quinta-feira (28)

O Ecoponto São Luís, localizado no Jardim São Luiz, no M’Boi Mirim, foi inaugurado quinta-feira (28). O equipamento agora se junto ao Ecoponto Piraporinha,  instalado na mesma região.

Para combater o descarte irregular de lixo, que é crime, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), disponibiliza áreas para a deposição regular dos resíduos da construção e demolição, poda de árvores, madeira, móveis velhos e material reciclável, chamados de ecopontos. São locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos e resíduos recicláveis. Nos ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

De acordo com o secretário executivo de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira, o plano é conter o descarte irregular, transformar os recicláveis em economia circular, gerando renda para as cooperativas da região e conscientizar a população a realizar o descarte correto: “Com o material depositado nos ecopontos, os moradores ajudam na preservação do meio ambiente e no combate das mudanças climáticas, além de evitar que os resíduos sólidos sejam jogados nos rios e córregos, evitando enchentes e preservando vidas.”

Atualmente a Prefeitura disponibiliza ecopontos com atendimento diário e gratuito por toda a cidade e com ais este, contabiliza 125 unidades. Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Nesta primeira fase de operação, o Ecoponto São Luiz estará aberto de segunda a domingo, das 8h às 18h.

De janeiro a novembro de 2023, os ecopontos receberam mais de 349.530,64 mil toneladas de resíduos.
A cidade também dispõe de pontos de coleta para entrega de outros materiais (óleo de cozinha, pilhas, raio-X, remédios, entre outros) que não podem ser descartados nos ecopontos. Acesse clicando neste link. Mais informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento 156.

Confira aqui os endereços de todos os Ecopontos da Cidade de São Paulo.