Sexta-feira, 10 de Junho de 2022 | Horário: 18:00

Dispersão de dependentes de álcool e outras drogas da Praça Princesa Isabel faz aumentar procura por tratamento no SIAT

Foi registrado número seis vezes maior de encaminhamentos para o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) entre os meses de janeiro e maio

A Prefeitura de São Paulo tem registrado aumento na busca para tratamento de saúde por dependentes químicos em situação de vulnerabilidade, devido às ações de dispersão. A mais recente aconteceu em maio, com a desocupação da Praça Princesa Isabel. A primeira ocorreu em março, na Praça do Cachimbo, esquina da Rua Helvetia com Alameda Cleveland, nos Campos Elíseos.

De acordo com o secretário executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, somente em maio o encaminhamento de usuários para atendimento no SIAT II aumentou 25%.

“Foram 133 encaminhamentos em abril e 166 em maio”, enfatiza Vargas. “Entre janeiro e maio, temos um aumento de mais de seis vezes, segundo informações da equipe de abordagem da Secretaria da Saúde que em janeiro encaminhou 27 pessoas e em maio, 166 usuários dependentes de álcool e outras drogas”, explicou o secretário.

Atendimentos

O número de pessoas atendidas no CAPS IV, localizado na Praça Princesa Isabel, aumentou 34,7% do primeiro para o quinto mês deste ano. Foram 453 pacientes em janeiro e 610, em maio. De abril a maio, o aumento foi de 5,2% - de 580 em abril para 610 em maio. Em abril foram realizados 28 atendimentos de saúde bucal e, em maio, 33.

O SIAT Emergencial, na Rua Helvetia, localizado na área do 77º DP, começou suas atividades também em maio. Entre os dias iniciais de funcionamento, de 17 a 31, foram registrados na nova unidade 4.558 abordagens; 857 atendimentos de saúde; 64 encaminhamentos para CAPS IV e 39 encaminhamentos para o SIAT II. Também foram efetuados 51 exames de espirometria; 23 encaminhamentos para rede da saúde e 8.594 ações de baixas temperaturas, que compreendem a distribuição de cobertores, água e mantas aluminizadas.

Internação involuntária

A legislação federal prevê, desde 2019, a internação voluntária, quando a ação parte do próprio usuário e, também, a possibilidade de internação involuntária, quando familiares ou representantes legais desses cidadãos procuram o Estado para solicitar tratamento. No período compreendido entre abril e maio, 22 famílias pediram para realizar internações involuntárias.

Programa Redenção

O Programa Redenção promove ações integradas de saúde, assistência social, trabalho e direitos humanos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Conta com 591 vagas para tratamento, sendo:

• SIAT II – 400 vagas, sendo 200 no SIAT II Armênia e 200 no SIAT II Glicério.
• SIAT III - 171 vagas, sendo SIAT III Brasilândia - 55 vagas, SIAT III Heliópolis - 56 vagas, SIAT III Ermelino Matarazzo – 60 vagas.
• CAPS IV – 20 leitos

Comunidades terapêuticas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, da Secretaria de Governo Municipal (SGM), e o Governo do Estado, por intermédio da Coordenadoria Estadual da Política sobre Drogas – COED, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS, têm convênio para a disponibilização de vagas em Comunidades Terapêuticas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. São 1.377 vagas em 67 unidades.