Sábado, 4 de Fevereiro de 2023

Dia Mundial do Câncer alerta para a conscientização sobre a doença

Instituto Nacional de Câncer estima mais de 700 mil novos casos da doença no Brasil por ano até 2025

O Dia Mundial do Câncer, lembrado no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa voltada para a conscientização sobre esta doença que é a segunda causa de mortes no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O câncer ocorre quando há uma proliferação anormal das células, que fogem parcial ou totalmente ao controle do organismo. O termo abrange mais de cem doenças que têm em comum este crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos vizinhos.

Os sintomas podem variar dependendo de onde o câncer está localizado, mas os sinais de alerta incluem:

• enjoos e vômitos frequentes;
• sangue na urina e/ou fezes;
• falta de apetite;
• fadiga;
• perda de peso inexplicável;
• febre recorrente;
• tosse crônica;
• pintas pelo corpo que mudam de cor, textura ou tamanho;
• dor persistente.

Os tratamentos variam conforme o quadro e local do câncer, sendo os principais a quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que são esperados 704 mil novos diagnósticos de câncer no Brasil por ano até 2025. O relatório ainda dá destaque para as regiões Sul e Sudeste do país, que concentram cerca de 70% da incidência de novos casos.

O câncer de próstata é o mais comum em homens, sendo estimados 72 mil novos casos a cada ano do próximo triênio (2023-2025), ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Já o tipo mais incidente nas mulheres é o câncer de mama, também depois do não melanoma, com estimativa de 74 mil novos casos por ano até 2025. Entre as neoplasias que mais causam mortalidade entre os homens estão o câncer de pulmão, de próstata e colorretal; entre as mulheres, os de mama, de pulmão e colorretal.

Fatores de risco e prevenção

Os fatores de risco modificáveis para o câncer estão relacionados, principalmente, aos hábitos e estilo de vida das pessoas. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é maior em pessoas que fumam, bem como a exposição prolongada ao sol sem proteção pode levar ao câncer de pele.

Alguns vírus também estão associados ao surgimento do câncer, como:

• vírus linfotrópico da célula T humana tipo 1 (HTLV-1), associado ao surgimento da leucemia;
• papilomavírus humano (HPV), associado ao câncer no colo do útero;
• hepatite C, associado ao câncer de fígado.

A prevenção do câncer consiste em grande parte na mudança de diversos hábitos que contribuem para o seu surgimento, incluindo evitar a exposição aos fatores de risco da doença e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Além disso, é indicado ter o costume de realizar exames de rotina, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e sobrevida, e sempre que possível conversar com o médico para investigar possíveis causas do câncer e sanar dúvidas sobre a doença.

No município, o diagnóstico de câncer pode ser feito em todos os equipamentos assistenciais próprios ou contratados. Os pacientes com câncer têm vários direitos assegurados por leis específicas, tais como: saque do FGTS, saque do PIS/Pasep, Auxílio-Doença, Amparo Assistencial ao Idoso e ao Deficiente (Loas), entre outros. Veja a lista completa acessando a página de perguntas frequentes sobre direitos sociais da pessoa com câncer, no site do Inca.

Centro Oncológico Bruno Covas

Em maio de 2022 foi entregue o Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas, no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho – Vila Santa Catarina, na região sudeste.

A unidade é gerenciada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que já é responsável pela gestão do hospital. A estrutura física do centro oncológico é composta por 115 leitos de internação clínica e cirurgia oncológica, 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 23 consultórios.

Para oferecer o melhor serviço de medicina diagnóstica, o centro dispõe de dois equipamentos de tomografia, um de ressonância magnética, sete salas de intervenção por ultrassom, uma sala de histeroscopia, uma de cistoscopia, duas salas para endoscopia, colonoscopia e broncoscopia, entre outros espaços e equipamentos para exames.