Notícia na íntegra

Terça-feira, 30 de Novembro de 2021 | Horário: 20:17

Dia Mundial da Aids contará com atividades informativas e realização de testes rápidos

Além das ações que serão promovidas nesta quarta-feira (1º) serão realizadas projeções e exibições de mensagens em prédios públicos até dia 16, quando chega ao fim a campanha Dezembro Vermelho

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, organizou uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (Aids), celebrado nesta quarta-feira (1º). Durante todo este último mês de 2021 serão promovidas exibições de mensagens de prevenção nos relógios de rua e em shoppings da cidade, assim como iluminação de prédios públicos, testagem rápida do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e um seminário de pesquisas, entre outras iniciativas que integram a campanha Dezembro Vermelho.

Neste ano, a principal ação da coordenadoria foi a inauguração antecipada do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, o CTA da Cidade, que aconteceu no último domingo (28), em evento realizado no Minhocão.

Outra conquista para a cidade de São Paulo foi a Recertificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Em 2020, os registros de transmissão vertical (quando o vírus é transmitido durante o período de gestação, parto ou amamentação do bebê) na capital paulista representaram 0,3% dos novos casos de HIV, número que garantiu a renovação da certificação, concedida pela primeira vez à cidade de São Paulo em 2019, pelo Ministério da Saúde.

“A data é um momento em que a causa do HIV/Aids fica ainda mais em evidência, aproximando o tema da população e homenageando todas as pessoas que perderam suas vidas em decorrência da doença”, diz Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids. “Com a inauguração do CTA da Cidade, no último fim de semana, a cidade de São Paulo deu mais um passo importante no compromisso de enfrentamento da epidemia de HIV/Aids. Mais do que nunca, estaremos onde as pessoas que precisam estão”, complementa a especialista.

As atividades tiveram início nesta terça-feira (30), com a exibição de mensagens de prevenção em totens de cinco shoppings de grande porte da capital paulista. Nesta mesma data, diversos monumentos e prédios públicos da capital, como a sede da Prefeitura, Vale do Anhangabaú, pontes Estaiada e das Bandeiras, além do Monumento às Bandeiras, entre outros, receberão iluminação especial na cor vermelha. As ações vão até o próximo dia 4.

Laço estilizado

Durante todo o dia 1º os relógios de rua da cidade apresentarão o laço estilizado da Coordenadoria de IST/Aids, versão do símbolo global da luta contra a Aids com as cores da cidade (vermelho, preto e branco). Na avenida Paulista, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrará o laço vermelho no painel digital da fachada do prédio. Os apresentadores da TV Gazeta também utilizarão os laços durante toda a programação do canal.

Na quinta-feira (2), a coordenadoria realizará a 13ª edição do Seminário de Pesquisas em IST/Aids, que acontece pela segunda vez de forma virtual. No evento, serão apresentados os dados finais e parciais dos principais levantamentos que acontecem nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de São Paulo.

Durante o seminário também será lançado o 16º Inventário de Pesquisas, que reúne todos os estudos realizados na RME, bem como os trabalhos da coordenadoria e dos profissionais que atuam nas unidades municipais de saúde especializadas em IST/Aids apresentados em eventos científicos neste ano. Ao final do evento, será realizada a entrega do selo de qualidade, como forma de reconhecimento pela participação nos processos de avaliação externa de qualidade de teste rápido para as unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os serviços da RME vão intensificar a divulgação e a realização de testes rápidos de HIV, bem como a distribuição de preservativos internos e externos na primeira semana da campanha. As unidades da RME estão ainda articulando parcerias locais para a oferta de kits gratuitos de autoteste de HIV em locais de sociabilidade da população mais vulnerável ao vírus, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e travestis e profissionais do sexo.

A campanha termina no dia 16 de dezembro, com a realização do 7º Xirê, o Encontro Municipal de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, que acontecerá novamente de forma virtual. O Xirê é uma iniciativa governamental pioneira no Brasil, idealizado pela Coordenadoria de IST/Aids, que tem como objetivo articular os serviços da RME e os terreiros da capital paulista, ampliando o acesso das populações mais vulneráveis às políticas de prevenção e informação sobre HIV/Aids. O evento fará um balanço das ações deste ano e colocará em discussão as atividades a serem realizadas em 2022.

Todas as ações do Dia Mundial da Aids podem ser acompanhadas pelas redes sociais Secretaria Municipal da Saúde (Facebook, Instagram e Twitter - @saudeprefsp) e pelo site do da pasta.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn