Notícia na íntegra

Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2022

Dia do Samba é celebrado com shows na Vila Itororó e em praças e casas de cultura descentralizadas neste final de seman

Horário: 00:00
Programação tem início hoje, dia 2, em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra o Dia do Samba com programação na Vila Itororó e em diversas praças da periferia. Tradicionalmente comemorada no dia 2 de dezembro, a data é lembrada com programações até o dia 18. Samba do Bixiga, Kolombolo, Graça Braga, Raquel Tobias, Samba Da Vela, Terreirão Sp, Pagode Da 27 estão entre os destaques da programação.

A abertura acontece hoje, no Bixiga, com show do Samba do Bixiga, valorizando as mulheres do samba. A apresentação acontece na Praça Dom Orione. Nas Casas de Cultura, a Roda de Samba com Léo Ted acontece na Casa de Cultura São Rafael. Na Casa de Cultura Hip Hop Sul, acontece a intervenção Samba do VG, projeto de moradoras do bairro Vargem Grande Parelheiros.

Neste final de semana, a Vila Itororó recebe shows de Kolombolo, Leandro Costa, Luana Gaudy e Feitiço de Mulher. A programação dos dias 3 e 4 também inclui apresentações na Cidade Dutra, Cidade Tiradentes e Jardim Marília, além de casas de cultura.

Confira a programação:

Samba do Bixiga

O Só Pra Mulheres, é um projeto nascido da necessidade de valorização das mulheres no samba, para dar voz ao universo das pretas empoderando as manas que é composto por artistas envolvidos com o samba, a maioria desde a infância, compositoras, cantoras e dançarinas. São cantoras e compositoras, que cantam nas noites paulistanas em bares, eventos com grupos de samba e também tem envolvimento com MPB, e aproximação com artistas do Hip-Hop, deixando o universo com mais alegria e divertida.

| Praça Dom Orione, 02/12, 20h.

Oficina do Samba

Nasceu em 2009 de um grupo de amigos que se reunia aos finais de semana dentro da Oficina do Bola no Jd. Primavera, onde também é a Sede da Escola de Samba Unidos do Primavera. Nesse cenário veio a inspiração da primeira letra de samba que inspirou o nome do Projeto. E lá se vão seis anos de dedicação e alegria em um lugar criado para o lazer e a família onde o Samba de Terreiro é exaltado como era antigamente nos Terreiros de Breque, nos Barracões, nas Senzalas para que trouxesse ALEGRIA e DESCONTRAÇÃO ao povo desses lugares. Aqui o samba é ferramenta de transformação e sinônimo de GENTE FELIZ! Nossa Missão é incentivar os velhos e novos compositores para preservar “Nossas Raízes” e levar diversão e alegria à comunidade. Nosso projeto resgata compositores desmotivados e afastados da música, e os transforma em cidadãos multiplicadores da cultura do Samba Raiz para jovens e não revelados talentos. Usar esse lado social para disseminar a cultura e a tradição é a nossa maior ferramenta. Paralelamente, aproveitar essa força de trabalho em prol de campanhas e arrecadações que se revertem em benefício da comunidade e de outras instituições.

| Praça João Beiçola da Silva, Cidade Dutra, 03/12, 17h.

Klebão

Kleber Luiz Siqueira, o KLEBÃO é cantor profissional há mais de 25 anos. Fez parte do grupo Sensação e comandou o famoso pagode do Terra Brasil na Vila Maria em São Paulo aos domingos por 10 anos.

Comandou também a feijoada do Bar Brahma em São Paulo de 2002 a 2007 ao lado do cantor Naninha. Fez diversas participações nos trabalhos fonográficos de artistas como cantor Reinaldo, grupo Art Popular, grupo Sensação, Marquinhos Satan, Naninha e outros. Durante 10 anos fez parte do grupo Na Palma da Mão e até o começo de 2022 foi o vocalista do grupo Na Alma do Samba. Em novembro de 2022 lançará seu audiovisual pela gravadora Radar Records com uma síntese musical de sua trajetória.

| Praça João Beiçola da Silva - Cidade Dutra, 03/12, 18h.

Kolombolo

O Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga foi fundado em 15 de maio de 2002 por Ligia Fernandes, Max Frauendorf e Renato Dias com o objetivo de reviver o carnaval de rua e a tradição dos cordões carnavalescos. Hoje o grupo realiza rodas de samba, pesquisas, oficinas culturais, encontros, produção de fonogramas, obras audiovisuais e shows, com o objetivo e trazer ao conhecimento do público, a história do samba paulista e seus protagonistas. O nome é uma composição de palavras que simbolizam a conjunção cultural da região onde hoje está São Paulo. Kolombolo significa “galo” e diá significa “de”, em kimbundo, língua da família bantu. Piratininga significa “peixe seco” em tupi, nome da aldeia indígena original que mais tarde, após a chegada do colonizador, também emprestaria o nome à futura São Paulo de Piratininga. A ideia original foi a de exaltar a ancestralidade dos povos que nos legaram a sua cultura. Consideramos paulistas gentes de todo lugar, independente de onde nasceram ou sejam oriundos, deste ou de outros planetas . A todos que abraçam a vida, respeitam, absorvem e compartilham culturas e ancestralidades nesta sofrida metrópole ou pelo interior e as cidades deste estado.

| Vila Itororó, 04/12, às 18h30.

Leandro Costa

Leandro Costa é sinônimo de samba. Não nega as origens, afinal o cantor e compositor começou cedo a percorrer essa estrada. Aos sete anos já fazia parte da bateria do, então Bloco Carnavalesco

Grêmio Gaviões da Fiel Torcida, hoje em dia uma das principais escolas de Samba de São Paulo. Aos nove anos de idade, pediu à família para estudar cavaquinho, instrumento que virou sua grande paixão. Mas foi quando começou a frequentar o “Butiquim do Samba, da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, no bairro da Barra Funda em São Paulo, que decidiu dedicar-se ao canto também.

Atualmente vem se apresentando em eventos sociais, corporativos, públicos, casas de shows e bares da capital, interior, e litoral de São Paulo, compondo e gravando seu novo trabalho solo. Parte desse trabalho solo é o projeto “Leandro Costa Canta o Poeta Grego”, onde o cantor faz homenagem ao seu padrinho musical, o compositor Grego, um dos maiores campeões de concurso de Sambas enredo do país, com um show com o repertório regado dos melhores Sambas enredo do poeta e também com suas músicas novas como “Lamento da Cuíca” e “Artista Principal” que também são de autoria do compositor Grego.

| Vila Itororó, 04/12, às 19h.

Luana Gaudy

Desde criança Gaudy é apaixonada pelos mais nobres nomes da música popular brasileira. Aos dezoito anos ingressou na faculdade de música San Diego Mesa College, Califórnia, onde estudou técnicas vocais, piano, percussão e também teve a oportunidade de atuar em palcos americanos com a sua primeira banda. No Brasil, trabalhou com William Magalhães, líder da Banda Black Rio, e desse encontro nasceu a composição e gravação de seu primeiro álbum, que conta com músicas autorais e a participação de integrantes do RZO e Racionais MCs. TIMBRE MARCANTE Seu primeiro single “Encanto”, lançado pela Luíza Possi já tem mais de 390 mil visualizações no YouTube e o disco completo tem previsão de lançamento em 2021.

| Vila Itororó, 04/12, às 16h30.

Feitiço de Mulher

Formado na cidade de São Paulo em 2001, o grupo Feitiço de Mulher conta com uma nova formação desde 2016, composto por: Camila Calazans, Mayara Santos, Sue Ellen Barreto e Simone Gonçalves. Cada integrante com sua trajetória e particularidade, resolveram se unir e escrever uma história diferente do que tínhamos no mercado. Iniciando a nova fase com o primeiro EP do grupo, produzido e arranjado por André Pinheiro com o tema: Tem Swing Nesse Samba. O show de lançamento teve a assinatura de Fernando Balieiro em Agosto de 2016 na Vila do Samba, com superlotação e apadrinhamento do cantor e compositor Xande de Pilares. São 21 anos de historia com grandes momentos, percorreram mais de 40 cidades dentro e fora do Estado de São Paulo, dividindo palco com grandes nomes da música e do samba, se apresentando em importantes casas de shows e eventos, deixando sua marca por onde passam, com muito respeito, amor e profissionalismo.

| Vila Itororó, 04/12, às 16h.

Pagode do Cafofo

A Associação Cultural Comunidade Pagode do Cafofo é um bar onde existe a tradicional roda de samba de 15 em 15 dias, começou na residência da família Terrinha, no bairro do jardim Marília, Zona Leste, São Paulo em 2002, porém antes deste ano já existia um movimento de Samba que acontecia na casa da tia Cida, Mãe do Tútu (Mauricio). O grande intuito sempre foi relembrar os sambas antigos e seus respectivos Compositores e tudo foi tomando forma, tiveram a ideia de homenagear um sambista em vida, e escolheram o senhor Osvaldinho da Cuíca como o escudo, amante e militante ferrenho do Samba. Além do tradicional samba do pagode do cafofo, os membros sempre organizam ações sociais, arrecadação de alimentos, Campanhas sociais e sempre contando com apoio e ajuda da comunidade, essas ações são feitas para ajudar as famílias que estão necessitadas.

| Rua Murucupi, Jardim Marília, 04/12, às 18h.

OSMIR

Show preparado para o público relembrar os sambas de antigas rodas de samba e as rodas do Rio de Janeiro, O samba Merece Respeito exalta o partido alto, o jongo, Ixejás e os grandes mestres como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal entre outros.

| Rua Murucupi, Jardim Marília, 04/12, às 15h.

Fabiano Sorriso

Fabiano Henrique Ambrósio, nome artístico Fabiano Sorriso, começou no Grupo Naturalidade, onde fazíamos apresentações apenas pelo bairro da ZN. Logo em seguida, fez parte de uma roda de samba, onde me convidaram pra fazer do Grupo Sampagode. Entre apresentações, gravou o "CD DOS MELHORES DO ANO" no Clube ADPM, onde se apresentaram Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão. Passou assim com o "Grupo Sampagode" a acompanhar a dupla Arlindo Cruz e Sombrinha, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão. Fez parte da banda de músicos do programa da radialista Gleydes Xavier acompanhando artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila e
outros mais. Foi musico da banda do cantor Belo e gravou os CDs de artistas como Royce do Cavaco, Marquinhos Satã, Leci Brandão, Reinaldo, Douglas Sampa, Jair Rodrigues, Sambas-Enredos do Carnaval de São Paulo.

| Rua Murucupi, Jardim Marília, 04/12, às 15hh30.

Serginho Madureira

Apesar de carregar um bairro carioca no nome, Serginho Madureira é nascido e criado na cidade de São Paulo, onde começou a integrar o Celeiro de Bambas Paulistanos. A música sempre esteve presente em sua vida. Começou a tocar por influência do pai, em seguida, aos 9 anos foi tocar guitarra na Igreja. O preconceito com o samba começou dentro de sua própria casa. Seus pais não aceitavam sua escolha. Foi quando Serginho Madureira resolveu sair de casa, ainda com seus 16 anos, para seguir a vocação que dia a dia se tornava mais latente. Daí em diante não parou mais. Começou como instrumentista e com seu violão acompanhava grupos que na época já despontavam no cenário nacional do samba. Passou pelo Grupo Fora de Série (formado só por mulheres), Negritude Jr, RG Samba, Royce do Cavaco. Durante 10 anos, na década de 90 foi músico da banda de Almir Guineto, e dentro deste período por um tempo atuou como diretor musical. Em 2007 entrou para a Banda do Grupo Fundo de Quintal, onde permaneceu por 4 anos incluindo turnês internacionais. Suas influências musicais vieram de mestres como: Bezerra da Silva, Almir Guineto, Fundo de Quintal , Zeca Pagodinho. No Bairro onde morava seus mestres foram: Sr.Santana do Cavaco, José Maria, Sr. Julio, Sr. Aloisio, Sr. Oscar 7 cordas e Sabará do Cavaco.

| Rua Murucupi, Jardim Marília, 04/12, às 20h.

Graça Braga

Intérprete e compositora. Administrou por 15 anos o Bar Você Vai Se Quiser, uma casa de samba conceituada em São Paulo. Em 2007, lançou seu 1o disco, "Eu sou Brasil", com músicas autorais. Com este trabalho recebeu da Rádio Cultura de São Paulo, em 2009, o Troféu Catavento, em que se premiou a melhor produção independente de samba e melhor música “Dona do Samba” (Graça Braga/Paquera). Canção que fala sobre as mulheres no samba e rendeu-lhe um carinhoso apelido. Em 2011 foi convidada pela gravadora Lua Music para gravar o 2o disco, "Dia de Graça" Samba de Candeia. O disco e o show de seu lançamento contaram com a presença da cantora e compositora Leci Brandão. Graça Braga, além de participar de vários projetos musicais em São Paulo, participou dos discos: 100 anos de Adoniran Barbosa (2010); 100 anos de Nelson Cavaquinho (2011); 100 anos de Herivelto Martins (2012); todos pela gravadora Lua Music. Como integrante do Samba da Vela, Graça Braga foi a 1o mulher a apresentar composições nesta tradicional roda de samba, atuou no Berço do Samba de São Mateus, reduto de samba formado por compositores e músicos de São Mateus. Em 2019 ano lançou CD Sambadobrado - Manu Lafer Convida Graça Braga estão reunidos sambas autorais do cantor e violonista, de diversos estilos. Há participações de parceiros habituais, como o Catedrático do Samba Germano Mathias e Mateus Aleluia, e dos internacionais, o guitarrista Jack Wilkins e o pianista Ehud Asherie. No repertório estão Milagre Brasil (a partir de poema de Mário de Andrade), a faixa título Sambadobrado (um samba de gafieira) e Eu Vou Festejar (à Beth Carvalho).

| Rua Murucupi, Jardim Marília, 04/12, às 19h.

Pagode do Áurea

O Pagode do Áurea foi idealizado por amigos, moradores do Jardim Áurea e região do bairro de Guaianases no extremo da zona leste de São Paulo. Formado em 02 de setembro de 2018 à partir da união de 2 grupos de samba, o “Quinto Batuque” e o Samba pra curtir com a intenção de resgatar sambas antigos proporcionando cultura popular e dar alegria a uma comunidade sem muito acesso à diversão e entretenimento. O evento era realizado todo primeiro domingo do mês na rua Joaquim de Sá no Jardim Áurea-Guaianases ANTES DA PANDEMIA. Atualmente o Projeto é realizado no Cariocas Bar em Itaquera quinzenalmente, com a participação de artistas e o ENCONTRO DE COMUNIDADES DA ZL.

| Rua Joaquim de Sá - Cidade Tiradentes, 04/12, às 17h.

Quintal da Xika

A roda de samba intitulada Quintal da Xika está localizada no bairro de Itaquera e reúne cerca de mil pessoas por edição, realizando importantes homenagens aos mestres da história e desenvolvendo trabalho de valorização da nova geração do samba. Iniciou-se em julho de 2017 com edições mensais. A história do Quintal vem de muito antes, com Xixa, cantor e compositor do samba paulistano, com diversas composições gravadas entre os principais grupos de samba e escolas de samba. Em homenagem à ele e Kátia, sua esposa, foi criado o Quintal do XIKA.

| Rua Joaquim de Sá - Cidade Tiradentes, 04/12, às 14h.

STÉ Oliveira

| Rua Joaquim de Sá - Cidade Tiradentes, 04/12, às 20h30.

Kako Chocolata

| Rua Joaquim de Sá - Cidade Tiradentes, 04/12, às 14h30.

Marco Santos

| Rua Manuel Guilherme dos Reis, 500 - Parque Grajaú, 04/12, às 17h.

Marquinhos Jaca

| Rua Manuel Guilherme dos Reis, 500 - Parque Grajaú, 04/12 às 15h.

Raquel Tobias

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra, 05/12, às 21h30.

Samba da Vela

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra, 05/12, às 20h.

Vó Suzana

| Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra, 05/12, às 20h30.

Terreirão SP

| CEU Jaçanã, 10/12, 18h.

Samba do Meio Dia

| CEU Jaçanã, 10/12, 16h.

Anderson Tobias

| CEU Jaçanã, 10/12, 14h30.

Pagode da Madrinha

| Rua Claudio Monteverde - Jardim Myrna, 10/12, às 17h.

Delei Martins

| Rua Manuel Guilherme dos Reis, 500 - Parque Grajaú, 10/12, às 20h.

Pagode da 27

| Rua Manuel Guilherme dos Reis, 500 - Parque Grajaú, 10/12, às 16h.

Jardim das Flores

| Rua João Scalão - Jardim das Flores, 17/12, às 17h.

Dikuã

| Rua João Scalão - Jardim das Flores, 17/12, às 18h15.

Samba na 2

| Rua João Scalão - Jardim das Flores, 17/12, às 19h15.

Samanta Santos

| Rua João Scalão - Jardim das Flores, 17/12, às 20h30.

Jonatas Petróleo

| Rua João Scalão - Jardim das Flores, 17/12, às 19h.

Samba do Tempo do Onça

| Rua Maestro Marzagão - Jardim Sao Luís, 18/12, às 16h.

Paulinho Cuíca

| Rua Maestro Marzagão - Jardim Sao Luís, 18/12, às 18h.

Ybira Samba

| Rua Maestro Marzagão - Jardim Sao Luís, 18/12, às 20h15.

| CASAS DE CULTURA

Painel Camila Moritugui com Camila Morito - Artes Visuais

Artista visual, designer e muralista nascida em Guarulhos, Camila Moritugui desenvolve trabalhos no campo da pintura com tinta acrílica e spray em suportes diversos como: tela, madeira, papel e parede.

A proposta a ser desenvolvida, é uma exposição permanente instalada no pátio do Casarão, com obras homenageando o dia do Samba e do Forró. Serão 6 placas de MDF de 2,30m x 0,90cm, que serão dispostas uma ao lado da outra; cada uma expressará uma homenagem ao Samba e/ou ao Forró, que são expressões culturais brasileiras reconhecidas no mês de Dezembro, e as todas juntas compõem uma obra única.

| Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão. Dia: 01/12 às 15h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Roda de Samba com Jhow Nunes - Música

Roda de samba com o cantor Jhow Nunes, com 8 anos de trajetória musical, trazendo misturas de estilos voltados para ritmos brasileiros, como influências de Sambas, Swings, Axés, Reggaes, Sertanejos, MPBs entre outros.

A ideia é trazer inovação em músicas populares, diferenciando as aplicações originais e ampliando as estruturas harmônicas e rítmicas, com a cultura popular.

| Casa de Cultura São Rafael. Dia: 02/12 às 15h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Roda de Samba com Léo Ted - Música

Léo Ted em 2018 resolveu arriscar partindo para a carreira solo, foi onde apareceu oportunidade de ter o seu próprio projeto, “O Pagode de Léo Ted”, que até os dias atuais encanta todas as casas de eventos da região do extremo leste de São Paulo, com um repertório vasto de sambas dos anos 90 e sambas e pagodes atuais.

| Casa de Cultura São Rafael. Dia: 02/12 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Samba do VG - Intervenção Artística

O projeto Samba do VG vem neste mês de dezembro para celebrar o Dia do Samba, data especial para todos os sambistas do Brasil e do mundo. O projeto nasceu da vontade das moradoras do Bairro do Vargem Grande Parelheiros, de não levar só samba para as pessoas, mas oferecer uma programação cultural completa às pessoas do bairro que lotam a rua todo mês na realização do projeto.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 03/12 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Dia Nacional do Samba - Amigos do Mestre Beto - Intervenção Artística

Amigos do Mestre Beto surgiu em uma reunião de amigos que são músicos e que trabalham com artistas do mundo do samba, assim por onde passam levam um samba de qualidade, muito alegre e contagiante.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Canto Brasileiro-Samba e Chorinho com Fé Braga - Cultura Popular e Tradicional

No espetáculo “Canto Brasileiro”, Fê Braga interpreta músicas brasileiras de vários estilos entre samba, choro, forró, ijexa e samba rock, além de músicas autorais. Fê Braga promete colocar o público pra dançar!

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 03/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba da Laje - Música

O evento tem como proposta a valorização e resgate da cultura negra através de uma grande roda de samba de raiz com o melhor dos sambas antigos de grandes compositores e intérpretes, com composições autorais da nova geração, em comemoração do Dia Nacional do Samba.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Raquel Tobias - Mulheres no Sincopado - Música

Raquel Tobias é compositora e intérprete paulista com vasto repertório e referências no samba-raiz, samba contemporâneo, samba-rock e soul. Em 2012, Raquel Tobias se desenvolve como cantora profissional e se torna intérprete das escolas de samba “Imperatriz da Sul” e depois, “Extremo Sul” em 2014, em São Paulo. No final de 2015 é convidada a ser a cantora principal do projeto “Resgatando Raízes” e desde 2015 a sambista marca presença no carnaval de Minas Gerais realizando apresentações na cidade Borda da Mata, e no bloco “Chuchu Beleza” da cidade Tocos do Moji, e no carnaval de SP com o Bloco Pagu.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 03/12 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Vem sambar mais eu! com Cordão Sucatas Ambulantes - Música

O grupo Cordão Sucatas Ambulantes convida o público para desfilar, brincar e se divertir com os bonecos cabeçudos animados pelo som grave do Samba de Bumbo, expressão artística cultural de matriz Bantu, reconhecida como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

| Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia: 03/12 às 18h. Livre. Grátis. 45 minutos.

Filó Machado - em Samba dá Vida - Música

Filó Machado é um compositor, violonista e cantor com mais de 50 anos de carreira, e se apresenta ao lado do neto Felipe Machado que é violonista e cantor, e dos músicos Vitor Cabral e Fabio Leandro, interpretando canções e sambas autorais, além de releituras de grandes sambas da música popular brasileira.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Anderson Tobias em “Sambas de João” - Música

Anderson Tobias é intérprete paulistano e está na música há quase trinta anos. Foi apadrinhado em seu primeiro trabalho solo em 2019, no EP "Samba Brasil" pelo grande trombonista Bocato, e desde então vem se apresentando com sua banda em diversos territórios defendendo nossa brasilidade.

Ele apresenta um repertório plural com diversidade de ritmos e gêneros, pois sua versatilidade como intérprete permite visitar ritmos e explorar nossa influência plural típicas de nossa mistura de povos, cantando Samba, Bossa Nova, Samba Jazz, Samba Canção, MPB, Forró e Samba Rock.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 03/12 às 19h. Livre. Grátis. 70 minutos.

Bloco Jah É - Música

“Bloco Jah É” foi fundado em abril de 2018 no bairro da Freguesia do Ó. Os estilos musicais predominantes no repertório do bloco são o reggae, o samba-reggae e suas vertentes raggamuffin, afoxé e ijexá.

O “Bloco Jah É!” inicia a preparação para o seu terceiro carnaval empunhando estandarte nas cores preto, verde e amarelo, uma referência às cores da bandeira da Jamaica, berço do reggae e um dos principais pólos de cultura periférica do mundo.

| Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 04/12 às 14h. Livre. Grátis. 240 minutos.

Roda de Samba com Flávia Oliveira - Música

Samba pra Elifas é uma mostra musical que vai homenagear o grande artista Elifas Andreato (1946-2022). Elifas foi um artista gráfico, ilustrador e diretor de arte que se destacou em vários segmentos como a escultura, cenografia, roteiro, direção de shows e programas de TV; jornalismo e edição. Crítico da ditadura, o artista participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira.

| Casa de Cultura São Rafael. Dia: 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos.

Releitura dos Anos 90 - Meu nome é Samba com Valtinho Tato - Música

Cantor, compositor, partideiro e percussionista, Valtinho quando menino frequentava com sua mãe as rodas de samba da Sociedade Amigos da Vila Granada, na região da Penha, em São Paulo. Hoje faz da sua voz seu instrumento de trabalho, integrando os grupos Sambeaba, Sambeleza, Só Pagode, Sensação e Os Originais do Samba.

Fundou o grupo “Ponto de Encontro” atuando como cantor e percussionista a partir de sua formação no ano de 1986; em 1996 conquistou a marca de mais de 150 mil cópias vendidas do CD “Mistura Fina – JWC”. Em 2002 veio o seu segundo CD intitulado “Mais que um Beijo”, sendo um dos CDs mais vendidos daquele ano.

| Casa de Cultura M’Boi Mirim. Dia: 04/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Luiz Ayrão - Música

Carioca do bairro do Lins de Vasconcelos, na zona Norte do Rio de Janeiro, Luiz Ayrão nasceu em uma família de artistas. Nesse ambiente, desenvolveu o gosto musical. Participou de várias fases da música brasileira desde a década de sessenta, quando surgiu a Jovem Guarda.

Estreou como cantor em 1968 no festival O Brasil Canta no Rio, da TV Excelsior, quando a música Liberdade! Liberdade!, considerada subversiva e provocadora teve que ser interpretada pelo próprio Ayrão. A música foi censurada, mas Ayrão saiu com um contrato de 2 anos com a gravadora RCA Victor, onde gravou 4 compactos.

| Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia: 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Samba Chic com Marco Santos & 4 In Banda - Música

O álbum “Colcha de Retalhos” de Marco Santos & 4 in Banda com o Projeto Samba Chic é resultado de intervenções realizadas pelos músicos, cantores e compositores nas comunidades de samba de São Paulo e nos redutos musicais da Pauliceia desvairada, visando dar voz aos compositores “anônimos” de Sampa.

| Casa de Cultura Tremembé. Dia: 04/12 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.

Kombotrio com Komboza - Arte e Cultura - Música

"A Komboza - Arte e Cultura'' foi criada pelos artistas Ronaldo Liano e Matheus Romero, que sentiam a necessidade de democratizar cada vez mais o acesso à cultura, ocupando espaços como: ruas, praças, avenidas, quadras, campinhos de futebol, estacionamentos, entre outros. Assim nasceu a Komboza Arte e Cultura, uma kombi adaptada para realizar apresentações artísticas, com um palco no teto e aparelhagem de som, fazendo com que o espetáculo vá até o público sem as limitações de quantidade de público impostas por espaços fechados.

| Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia: 10/11 às 15h30. Livre. Grátis. 55 minutos.

Roda de Samba - O Samba é Livre - Música

O samba possui diversas características e em cada canto do país tem suas particularidades, mas a sua importância cultural é única. A música por si só já tem o poder de transformar as pessoas e o samba traz em si a sua ancestralidade. Neste mês em comemoração ao dia do Samba, convido a vocês a curtirem conosco aquele delicioso samba de roda.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 10/12 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba na Intimidade na Brasa - Música

Com grande força e engajamento na Brasilândia de onde seus integrantes fazem parte, o Grupo Samba na Intimidade traz um espetáculo para todos cantarem juntos e brindarem o pagode como canto de exaltação, trazendo composições próprias e grandes hits do pagode 90.

Música urbana com swing para descontrair e conteúdo para pensar. Som original e atraente com letras fortes, mas também com muita poesia, que passeiam sobre temas que exploram os mais variados temas cotidianos como, amor, política e conflitos sociais.

| Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 11/12 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos.

Grupo Juventude na Brasa - Música

Fundado em junho de 1986, o grupo Juventude S/A traz na bagagem dos seus quase 40 anos de carreira um histórico invejável. 7 CDs que os colocaram como referência do Samba e Pagode de São Paulo. Apadrinhados por um dos maiores nomes do Samba (Zeca Pagodinho) onde tiveram o prazer de cantar ao seu lado no 3º trabalho, gravando a música (Rala e Rola) de autoria de Arlindo Cruz e Parceiros.

Mas foi no seu 5º CD que alcançaram reconhecimento nacional, ao gravar a música "História de Amor" de autoria de Luciano Sabá e Kajá, ultrapassando fronteiras. A proposta é trazer uma volta em grande estilo no pós-pandemia com produtora nova e trazendo todos seus hits.

| Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 11/12 às 18h30. Livre. Grátis. 90 minutos.

Mulheres do Forró com Forró Capim Guiné - Música

"O Forró Capim Guiné'', criado em 2017 pelo músico e produtor Daniel Lacerda, apresenta a formação especial “Mulheres do Forró”, que conta com a cantora e compositora Sue Cavalcante, que já foi vocalista do grupo em 2020, para engrossar o caldo.

No repertório, músicas de artistas já consagrados e tradicionais do forró como Amelinha, Elba Ramalho, Anastacia, entre outros clássicos.

Na formação especial para a apresentação, Sue Cavalcante no vocal, Daniel Lacerda na percussão e voz, Tatá Brasilina na zabumba e voz e Nahuel Caram no violão e voz."

| Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 11/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Café com Artistas - Intervenção Artística

O Café com Artistas é o ponto de encontro de artistas de diversas linguagens e intervenções culturais que vem para somar e fomentar a Cultura com a troca de conhecimento, enriquecendo assim as apresentações com uma variedade de timbres, performances, e diferentes estilos artísticos.

| Casa de Cultura Campo Limpo. Dia: 13/12 às 14h. Livre. Grátis. 360 minutos.

Marco Santos & 4 In Banda com Projeto Samba Chic - Música

O projeto visa dar novas perspectivas aos sambas tradicionais já consagrados pelo grande público e também aos novos compositores. Além de evidenciar o samba por ser patrimônio imaterial da humanidade, reafirmando seu lugar na cena musical brasileira. No espetáculo serão relembrados nomes como: Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Cartola, Assis Valente, Orlando Silva, Herivelto Martins, Dalva de Oliveira, entre outros.

| Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 17/12 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.

Samba com Yara Rocha e Banda - Música

Uma apresentação focada no samba de raiz, exaltando músicas de sucesso de ícones deste gênero, homenageando grandes compositores como: Sombrinha, Arlindo Cruz e mulheres do samba como: Beth Carvalho, Alcione, Elza Soares, entre outras.

| Casa de Cultura São Mateus. Dia: 17/12 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.



 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn