Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2023 | Horário: 10:25

Dia da Visibilidade Trans contará com ações da Prefeitura de São Paulo

De empregabilidade a rodas de conversa, celebração contará com diversos serviços ao público organizados pela Casa Florescer

Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, comemorado em 29 de janeiro, diversos órgãos da Capital levarão seus serviços para a Casa Florescer, na região central. A programação também ocorre em outros pontos da cidade entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. Um dos atendimentos será prestado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, na sexta-feira (27).

“Procuramos sempre incluir em nosso calendário ações para todos os públicos, buscando atender a particularidade de cada grupo, com o intuito de auxiliar na inserção no mercado de trabalho e na geração de renda. Atuamos com o público trans e travesti em nossos mutirões de emprego e também no programa Transcidadania, que trabalha em várias frentes a fim de promover o resgate da cidadania para pessoas que já enfrentam inúmeros desafios para ter acesso a oportunidades e uma vida de qualidade”, diz Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Durante o atendimento do Cate Móvel e da Ade Sampa os participantes poderão fazer busca por vaga de emprego, verificar oportunidades de qualificação profissional e estruturação de negócios. No local haverá equipe para auxiliar a baixar a carteira de trabalho digital e no uso do Portal Cate, plataforma com cursos gratuitos em áreas como tecnologia, gastronomia e meio ambiente. Os analistas de negócios da Ade Sampa reforçam a atividade com orientação especial para empreender, incluindo explicações sobre como obter microcrédito, formalizar-se como MEI – Microempreendedor Individual, entre outros.

Também no dia 27, um grupo do centro de acolhida participará de uma roda de conversa no CRT – Centro de Referência e Treinamento DST/Aids de Santa Cruz, das 13h30 às 16h30.

No dia 29, o dia oficial da Visibilidade Trans e Travesti, a Casa Florescer integra a VI Caminhada Trans de São Paulo, um ato que busca lutar por acolhimento e inclusão da comunidade. A passeata, que é aberta à participação de todas as pessoas, está marcada para as 14h, a partir do MASP, na Av. Paulista.

Nessa mesma data, a comitiva da Florescer apresenta um show de variedades às 18h na programação do SP Transvisão, da Escola SP de Teatro, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O evento já está em sua 11ª edição e ocorre de 23 a 29 de janeiro, com programação gratuita. A ideia é promover uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+.

Outras atividades

No dia 24 (terça-feira), a equipe do programa Transcidadania estará presente na Casa Florescer. A iniciativa tem atuação intersecretarial, unindo Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O programa é direcionado especialmente a pessoas trans em situação de vulnerabilidade social visando fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania. São 660 beneficiários, que contam com bolsa-auxílio de R$ 1.386 por mês. Cada integrante recebe acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa.

No feriado de 25 de janeiro, as acolhidas da Casa Florescer irão participar do Cidade do Futuro, um festival de inovação e criatividade totalmente gratuito que abrange diversos seguimentos para discutir o futuro de São Paulo. O evento é uma iniciativa da SMIT – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em celebração ao aniversário da Capital. A instituição irá participar do palco Futuro da Educação, no Painel 4: Tecnologia como Motor de Inclusão, que ocorre das 14h às 15h no Mosteiro de São Bento. Saiba mais no site do evento.

A unidade móvel da Defensoria Pública de SP estará presente na Casa Florescer no dia 26, promovendo aconselhamento e assistência jurídica, incluindo a possibilidade de entrar com ações na justiça para defender direitos, atuar em processos em andamento, solicitar medidas protetivas, entre outras. Saiba mais sobre os serviços acessando o site.

Casa Florescer

A Casa Florescer é um centro de acolhida administrado pela organização da sociedade civil CROPH – Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O espaço acolhe e atende gratuitamente 30 mulheres transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade. Mais informações sobre a entidade e programação pelo telefone 11 3228-0502.

Serviço:

Equipe do Transcidadania na Casa Florescer
 24 de janeiro

Festival Cidade do Futuro
 25 de janeiro
Local: Centro Histórico de São Paulo
Confira a programação completa.

Unidade Móvel da Defensoria Pública na Casa Florescer
 26 de janeiro
Horário: das 9h às 15h

Cate Móvel e Ade Sampa na Casa Florescer (empregabilidade e empreendedorismo)
Dia:
27 de janeiro (sexta-feira)

Roda de conversa no CRT
27 de janeiro
Local: CRT Santa Cruz
Endereço: R. Santa Cruz, 81 - Vila Mariana
Horário: 13h30 às 16h30

VI Caminhada Trans de São Paulo
29 de janeiro
Local: MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista
Horário: 14h

SP Transvisão
Dias:
23 a 29 de janeiro
Local: Escola SP de Teatro
Endereço: Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Horário: 18h
Entrada gratuita com a retirada de ingressos na recepção, conforme hora de chegada.

Roda de conversa com a Casa João Nery e Unaids
 31 de janeiro