Notícia na íntegra

Segunda-feira, 29 de Maio de 2023 | Horário: 17:54

Descentralizada e mais segura, Virada Cultural do Pertencimento atrai 4 milhões pessoas

Evento teve estrutura inédita de segurança e diversidade de artistas e ritmos para todas as macrorregiões da cidade
773941-Virada Cultural 2023

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, comemora o sucesso da Virada Cultural do Pertencimento 2023, que teve a presença de 4 milhões de pessoas. Ampliando a descentralização do ano passado, a nova edição contou com três novas arenas, aumentando para 12 os bairros que receberam as arenas, em um total de 28 palcos de rua, mostrando o impacto positivo da descentralização. Estima-se que o público total foi de 4 milhões de pessoas, somando os palcos, os equipamentos culturais e os espaços parceiros, como o Sesc-SP e o Centro de Tradições Nordestinas.   

Os quatro cantos da cidade tiveram recordes de público! A Zona Leste não desapontou, provando que a periferia tem a potência para ser a protagonista de grandes shows, com público de mais de 600 mil pessoas. A Zona Sul, com quase um milhão espectadores, deu um show de harmonia com shows de Léo Santana a Tierry e Djonga, com milhares de dezenas de pessoas cantando em coro.

Na Zona Oeste, mais de seiscentas mil pessoas acompanharam a programação, que teve shows de Anavitória, Marina Sena e Melim, entre outros. Na Zona Norte, mais de meio milhão de pessoas se reuniram na Virada, que levou para a região artistas como Vanessa da Mata, Emicida e Ferrugem. Por fim, no centro, mais de 1 milhão e 300 mil pessoas participaram da Virada Cultural. O cálculo levou em conta o público dos centros culturais, teatros, casas de cultura, CEUs, museus e equipamentos de parceiros.

A Virada Cultural do Pertencimento mostrou que o público aprovou a descentralização do evento, que contou com diversidade de ritmos e de artistas. Nesta edição, apresentaram-se artistas como Iza, Glória Groove, Michel Teló, Léo Santana, Anavitória, Emicida, Marina Sena, Melim, Carlinhos Brown, entre outros, além da emocionante Homenagem à Rita Lee com Beto Lee e participação de Paula Lima e Manu Gavassi.    

A abertura oficial do evento ocorreu em Heliópolis e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e da secretária de cultura Aline Torres, prestigiando uma das 12 arenas descentralizadas. A Virada Cultural do Pertencimento 2023 também levou programação para um total de 49 equipamentos culturais municipais participantes - 4 teatros regionais, além do Theatro Municipal; 15 casas de cultura; 12 centros culturais; 4 museus; 11 bibliotecas; e 2 CEUs.    

“A virada cultural deste ano atingiu o padrão de excelência! Além da parceria com o Estado e inteligência na operação de segurança, levar grandes artistas onde o povo está, com o cuidado de um line-up feito ouvindo as pessoas, o impacto não é só na periferia, a transformação é na sociedade”, afirma a secretária Municipal da Cultura, Aline Torres.     

A Arena Anhangabaú, neste ano, contou com esquema de segurança inédito na Virada Cultural, já realizado com sucesso em janeiro no Aniversário de São Paulo: com controle de acesso e revista, realizados por seguranças particulares contratados pela SPTuris, o Vale mostrou-se um ambiente tranquilo e seguro para os paulistanos de todas as idades que curtiram shows em dois palcos.   

A segurança foi destaque na Virada, com efetivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo de 3 mil oficiais, 300 viaturas, cinco helicópteros, além de drones em todos os palcos. A PM prendeu um total de nove pessoas, sendo quatro procurados capturados. A GCM também atuou na segurança com 720 agentes e 260 viaturas. A SPTuris, responsável pela infraestrutura do evento, também contratou seguranças particulares.    

Alguns shows tiveram atrasos, mas nada que comprometesse o bom andamento do evento. Três artistas da programação tiveram atraso em seu voo, mas o público pediu e nós atendemos, com os esforços da PM e GCM, os horários dos shows foram alterados, e o público pode curtir os shows de Djonga, Froid e MC Davi.  

Ocorrências médicas em shows como o de Baco Exu do Blues e do Funk de BH, no sábado, foram prontamente atendidas pelas equipes de emergência no local. Ambos os shows foram encerrados antes, visando a segurança do público.   

Fiscalização e Limpeza   

Durante a realização da Virada Cultural, nos dias 27 e 28, a Secretaria Municipal das Subprefeituras atuou na limpeza urbana, que contou com um efetivo de 1.874 colaboradores, 225 veículos, 243 cestos aramados, 194 papeleiras e 95 PEVS (Pontos de Entrega Voluntária). A limpeza foi realizada nos locais onde foram instaladas as arenas e outros endereços que contaram com apresentações. Foram coletadas cerca de 140 toneladas de resíduos nos dois dias de evento em toda a cidade.   

Os agentes das 32 subprefeituras e da Secretaria Municipal das Subprefeituras fizeram a fiscalização do comércio de ambulantes. Somente na região administrativa da Subprefeitura Sé, foram 127 apreensões no sábado, e 56 no domingo. Não houve apreensão em outras regiões da cidade. Os eventos transcorreram com tranquilidade, sendo registrada uma única ocorrência de roubo de celular pela GCM, no palco da Parada Inglesa, na Zona Norte, com um menor conduzido até o 39º Distrito Policial.

 


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn