Segunda-feira, 4 de Abril de 2022 | Horário: 10:11

Depois de 1,8 mil abordagens e mais de 230 encaminhamentos sociais e terapêuticos, Prefeitura inicia zeladoria urbana na Praça Princesa Isabel

Foram direcionadas 81 pessoas para tratar de documentação, 57 para núcleos de convivência e seis para pernoite. Além disso, 88 encaminhados ao Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat) e efetuadas 437 orientações, etapa importante no processo de construção de vínculos com pessoas em situação de rua

Após realizar mais de 1,8 mil abordagens sociais e realizar mais de 230 encaminhamentos para serviços sociais e terapêuticos, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura da Sé inicia hoje ações de zeladoria urbana na Praça Princesa Isabel, a partir das 8h. Nessa região, equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), fizeram no período de 25 a 31 de março, 1.873 abordagens e 232 encaminhamentos, além de 437 orientações.

As atividades da Smads nas praças Princesa Isabel, da República e arredores tem o objetivo de proporcionar acesso aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar.

Somente na semana passada, os orientadores registraram 1.873 abordagens no território e realizaram 232 encaminhamentos. Nesses atendimentos foram direcionadas 81 pessoas para tratar de suas documentações, foram feitos 57 direcionamentos para núcleos de convivência e seis para pernoite. Além disso, foram registrados 88 encaminhamentos ao Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat) e efetuadas 437 orientações, etapa muito importante no processo de construção de vínculos com as pessoas em situação de rua.

As informações são fruto de relatórios técnicos, nos quais os orientadores socioeducativos sistematizam o número de pessoas por gênero, especificando cadeirantes, idosos, adolescentes e crianças, assim como o número de barracas, carroças, carrinhos e cachorros. Em caso de aceite, há intermediação do processo de ida dessas pessoas para Centros de Acolhida (em equipamentos da rede socioassistencial ou da rede hoteleira) e para o SIAT, que integra o Programa Redenção.

Limpeza e manutenção

A partir das 8h desta segunda-feira (4) a Subprefeitura Sé realizará atividades de zeladoria urbana na Praça Princesa Isabel, no Centro. Como os trabalhos serão realizados diariamente, a Prefeitura orienta os ocupantes do local a retirarem seus pertences e desmontarem as barracas durante o horário da limpeza, em cumprimento ao Decreto 59.246/2020.

Apoio

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por intermédio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), informa que na última semana não houve ocorrências atendidas pelas equipes da GCM na região da Luz, sobretudo nas praças Princesa Isabel e Júlio Prestes, nas  alamedas Cleveland e Glete e na rua Helvetia. A GCM prestará apoio aos servidores encarregados da zeladoria urbana.

Esta região conta com o policiamento preventivo, realizado pelas equipes da Inspetoria de Operações Especiais - IOPE, com efetivo de 75 policiais, sendo 50 no período diurno e 25 servidores no período noturno.

Telefones: 3113-8835/ 3113-8831

Sala de Imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br