Terça-feira, 7 de Dezembro de 2021 | Horário: 08:30

De Olho na Fila ultrapassa 40 milhões de acessos

Ferramenta disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde possibilita que o cidadão acompanhe o movimento nos postos de vacinação da capital

A ferramenta De Olho na Fila ultrapassou, nesta segunda-feira (6), os 40 milhões de acessos desde o seu lançamento, em 15 de julho. A funcionalidade tem por objetivo facilitar o acesso à vacina antiCovid.

O serviço on-line, criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mostra o movimento nos postos de vacinação em tempo real e oferece aos moradores da capital a listagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos drive-thrus e dos megapostos. Dessa forma, é possível fazer a busca por região e localizar o posto mais próximo.

Na página também é possível verificar, desde 30 de julho, quais vacinas estão disponíveis em cada unidade para a aplicação da segunda dose.

Até o momento, foram 3.749.390 visitantes únicos, número que se refere aos diferentes IPs (sigla em inglês para Protocolo de Rede) que acessaram o site. No período, 40.043.277 páginas foram vistas.

Para o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a criação desse sistema oferece ao paulistano mais um recurso tecnológico para facilitar e agilizar a imunização, além de evitar aglomerações nos postos de vacinação. "A ferramenta também facilita a dinâmica de trabalho dos profissionais dos serviços municipais de saúde", afirmou o secretário.

Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) da SMS, Felipe Soares Neves, desde o início do funcionamento da plataforma, não houve interrupção no sistema. “Isso é resultado da dedicação dos servidores e das unidades de vacinação, que alimentam o site com as informações precisas sobre a movimentação durante todo o dia”, disse.

Vacinação

Até esta segunda-feira (6), foram aplicadas 22.252.375 doses de vacina antiCovid, sendo 10.624.880 primeiras doses, 9.649.659 segundas doses, 329.434 doses únicas e 1.648.402 doses adicionais. A cobertura vacinal para população acima de 18 anos está em 108,8% para primeira dose ou dose única, em 101,6% para segunda dose ou dose única e 17,9% para dose adicional.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 913.330 primeiras doses, representando 108,2% de cobertura vacinal para D1, e 598.286 segundas doses, representando cobertura vacinal de 70,9% para D2.