Sábado, 18 de Dezembro de 2021 | Horário: 12:17

Cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos durante as confraternizações de fim de ano

Protocolos são importantes para prevenção tanto do coronavírus quanto do vírus influenza, que causa a gripe. Se alguém apresentar sintomas, encaminhe essa pessoa até uma Unidade Básica de Saúde

Com os feriados e o período de descanso, o fim de ano é sempre marcado por muitos encontros entre amigos e familiares. Contudo, assim como no ano anterior, a preocupação com a Covid-19 continua alta e, por isso, os protocolos de segurança e prevenção devem ser mantidos durante as confraternizações.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que as pessoas evitem aglomerações, mantenham o distanciamento social e continuem usando máscara e fazendo a higienização das mãos.

Essas medidas são importantes para prevenção tanto da Covid-19 quanto do vírus influenza, causador da gripe. Só na última semana, houve um aumento significativo de pessoas com síndrome gripal nas unidades de saúde do município.

Se alguém apresentar sintomas, encaminhe essa pessoa até uma Unidade Básica de Saúde, para que ela possa ser atendida e, se necessário, testada e atendida em caso de confirmação, evitando que os vírus circulem e contaminem mais gente.

Além disso, vale lembrar que a vacinação é fundamental para se proteger da Covid-19. Os cidadãos que ainda não procuraram os postos para receber a segunda dose devem completar o ciclo vacinal o quanto antes para obter a proteção recomendada contra os sintomas graves da doença.

Adultos que tiveram a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses devem buscar uma unidade de vacinação para receber o reforço do imunizante. A dose adicional é importante para garantir que a proteção continue alta. Veja a relação de postos de vacinação clicando aqui.

Em eventos com mais de 500 pessoas o Passaporte da Vacina é obrigatório, mas, mesmo em reuniões menores, converse com os participantes, fale sobre a importância da prevenção e certifique-se que todos estão com a vacinação em dia.